Projeção do Dacia Spring 2026 aponta para o novo Renault Kwid

Dacia Spring 2026 aponta para o novo Renault Kwid: novo Dacia será baseado nas plataformas de carros elétricos da Renault-Nissan-Mitsubish

O Dacia Spring é um dos carros mais populares da Europa. Mas, parece que o seu substituto já está próximo. Um novo modelo será baseado em uma das novas plataformas de carros elétricos da marca e o  lançamento deve acontecer em 2026. Uma projeção mostra que o Dacia Spring 2026 pode vir com um visual baseado no Dacia Bigster.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Veja os detalhes do Dacia Spring 2026

A informação é da alemã Automobilwoche. De acordo com ela, o modelo que será lançado em breve será produzido sobre nova a plataforma CMF-AEV. Isso vai de encontro com o que a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi já tinha divulgado no fim do mês passado. Na época, a montadora francesa disse que a CMF-AEV seria a “plataforma mais acessível do mundo”. Ou seja, uma plataforma para veículos de baixo custo.

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Uma das melhoras que o Dacia Spring 2026 poderia trazer é com relação a segurança. Lembrando que modelo atual não conseguiu uma nota muito legal no último Euro NCAP. O carro tirou apenas uma estrela (o máximo é cinco). As porcentagens de proteção do teste: 49% de proteção para o ocupante adulto, 56% para o ocupante criança, 39% de proteção para pedestres e 32% para os assistentes de segurança.

No caso, seriam adicionados novos sistema que auxiliam o condutor. O local que ele seria fabricado também está sendo tratado como uma dúvida na Europa. Atualmente , o modelo é feito na China. A dúvida seria se vale a pena transferir a produção do modelo para o polo industrial Renault ElectriCity, localizado na França.

Dacia Bigster (Foto: Divulgação/Dacia)

Agora, falando um pouco mais sobre suas características, o carro poderia ser um pouco diferente do atual. Uma projeção feita pelo portal especializado francês Auto Moto mostra que o carro poderia ficar com a cara do conceito Dacia Bigster. Ou seja, a grade deste SUV seria colocada na atual. O para-choque e o conjunto óptico frontal também seriam alterados. Hoje, o carro mede 3,73 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,58 m de largura.

Motorização

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia) – Projeção do Dacia Spring 2026 aponta para o novo Renault Kwid

Dacia Spring 2026 pode também vir com mudanças na motorização. Hoje, o modelo traz  motor elétrico que produz uma potência máxima de 45 cv e um torque máximo de 12,7 kgfm. Enquanto isso, a bateria que alimenta o motor tem capacidade para 27,4 kWh. A autonomia do carro é de 230 km (ciclo WLTP). E o que pode mudar é justamente esta autonomia. A expectativa da imprensa europeia é que o compacto possa contar com uma tecnologia que o faça ter uma autonomia de mais de 300 km.

Esta mudança também afetaria o carregamento. Um carregador de 11 kW, que possui uma potência de cerca de 11 kW, iria substituir o carregador AC atual de 6,6 kW, que possui uma potência de 30 kW atual. Ainda não há maiores informações sobre como seria o interior do modelo. Lembrando que o Dacia Spring ganhou a última edição do prêmio de melhor compra da Europa da AutoBest. Na França, o carro está custando a partir de 17.390 euros.

Com informações Automobilwoche/Auto Moto

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile