Projeção do Dacia Spring 2026 aponta para o novo Renault Kwid

Dacia Spring 2026 aponta para o novo Renault Kwid: novo Dacia será baseado nas plataformas de carros elétricos da Renault-Nissan-Mitsubish

O Dacia Spring é um dos carros mais populares da Europa. Mas, parece que o seu substituto já está próximo. Um novo modelo será baseado em uma das novas plataformas de carros elétricos da marca e o  lançamento deve acontecer em 2026. Uma projeção mostra que o Dacia Spring 2026 pode vir com um visual baseado no Dacia Bigster.

novo Renault Kwid

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Veja os detalhes do Dacia Spring 2026

A informação é da alemã Automobilwoche. De acordo com ela, o modelo que será lançado em breve será produzido sobre nova a plataforma CMF-AEV. Isso vai de encontro com o que a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi já tinha divulgado no fim do mês passado. Na época, a montadora francesa disse que a CMF-AEV seria a “plataforma mais acessível do mundo”. Ou seja, uma plataforma para veículos de baixo custo.

Dacia Spring 2026 novo Renault Kwid

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia)

Uma das melhoras que o Dacia Spring 2026 poderia trazer é com relação a segurança. Lembrando que modelo atual não conseguiu uma nota muito legal no último Euro NCAP. O carro tirou apenas uma estrela (o máximo é cinco). As porcentagens de proteção do teste: 49% de proteção para o ocupante adulto, 56% para o ocupante criança, 39% de proteção para pedestres e 32% para os assistentes de segurança.

No caso, seriam adicionados novos sistema que auxiliam o condutor. O local que ele seria fabricado também está sendo tratado como uma dúvida na Europa. Atualmente , o modelo é feito na China. A dúvida seria se vale a pena transferir a produção do modelo para o polo industrial Renault ElectriCity, localizado na França.

Dacia Spring 2026

Dacia Bigster (Foto: Divulgação/Dacia)

Agora, falando um pouco mais sobre suas características, o carro poderia ser um pouco diferente do atual. Uma projeção feita pelo portal especializado francês Auto Moto mostra que o carro poderia ficar com a cara do conceito Dacia Bigster. Ou seja, a grade deste SUV seria colocada na atual. O para-choque e o conjunto óptico frontal também seriam alterados. Hoje, o carro mede 3,73 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,58 m de largura.

Motorização

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Dacia Spring (Foto: Divulgação/Dacia) – Projeção do Dacia Spring 2026 aponta para o novo Renault Kwid

Dacia Spring 2026 pode também vir com mudanças na motorização. Hoje, o modelo traz  motor elétrico que produz uma potência máxima de 45 cv e um torque máximo de 12,7 kgfm. Enquanto isso, a bateria que alimenta o motor tem capacidade para 27,4 kWh. A autonomia do carro é de 230 km (ciclo WLTP). E o que pode mudar é justamente esta autonomia. A expectativa da imprensa europeia é que o compacto possa contar com uma tecnologia que o faça ter uma autonomia de mais de 300 km.

Esta mudança também afetaria o carregamento. Um carregador de 11 kW, que possui uma potência de cerca de 11 kW, iria substituir o carregador AC atual de 6,6 kW, que possui uma potência de 30 kW atual. Ainda não há maiores informações sobre como seria o interior do modelo. Lembrando que o Dacia Spring ganhou a última edição do prêmio de melhor compra da Europa da AutoBest. Na França, o carro está custando a partir de 17.390 euros.

Com informações Automobilwoche/Auto Moto

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA