Programa da Fundação Volkswagen recebe chancela do Denatran como ferramenta de ensino

Volkswagen ainda oferece sete projetos educacionais que beneficia mais de um milhão de alunos

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT), da Fundação Volkswagen, acaba de receber a chancela do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como ferramenta voltada para ações de educação e cidadania no trânsito. Feito especialmente para impulsionar a aprendizagem sobre a segurança nas ruas, avenidas e estradas, o game permite que o jogador vivencie situações do cotidiano e lide com as regras e leis.

Após verificar que o programa está em conformidade com a portaria Denatran nº 147/2009, o órgão reconheceu a importância dos assuntos voltados para mobilidade e segurança. Segundo nota divulgada pelo órgão, o projeto é importante para o desenvolvimento de análise e reflexão sobre questões de segurança, além de despertar o desejo dos jovens de melhorar a qualidade do trânsito do País.

De acordo com Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação e diretor de assuntos jurídicos da Volkswagen no Brasil, um dos principais objetivos é que o programa se torne uma política pública.

“Considerando o peso institucional do Ministério das Cidades como coordenador máximo do Sistema Nacional de Trânsito e do Denatran, como órgão máximo executivo de trânsito da União, a Volkswagen do Brasil recebe um importante reconhecimento pela iniciativa na realização de um projeto de interesse público”, diz Barros.

O projeto é composto por:

Cursos de formação de educadores 

Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.

O programa Jogo da Vida em Trânsito traz, de uma forma divertida, questões de mobilidade e segurança
O programa Jogo da Vida em Trânsito aborda, de forma divertida, questões sobre mobilidade e segurança |Foto: Divulgação

Biblioteca de projetos
Acervo didático aberto, que inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos.

Guia para educadores
Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola. Neste caso, o curso é voltado para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.

JVT na rede
A plataforma on-line foi desenvolvida para uso em sala de aula, integrando educadores, alunos e conteúdos didáticos. De modo geral, facilita o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança.

Autopolis
Game de tabuleiro 3D criado para estimular o senso de responsabilidade no trânsito. De modo geral, o jogador vivencia situações do cotidiano, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência.

Sobre o Jogo da Vida em Trânsito

Voltado para escolas do ensino médio, o jogo apoia os alunos na prática da cidadania no trânsito. Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou 17 mil alunos e 546 professores em 46 cidades dos estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

Como explica a Volkswagen, o JVT consiste na formação de educadores de escolas públicas e se propõe a impulsionar programas educacionais, contribuindo com a formação de jovens no trânsito. O programa ainda estimula o senso crítico, a fim de reduzir acidentes e melhorar a mobilidade viária.

Outros programas

A VW do Brasil promove também o Projeto Trânsito Consciente que, desde 2010, já distribui 90 mil cartilhas educativas sobre o tema para colaboradores da empresa e escolas localizadas em torno das quatro fábricas que a montadora tem no País (São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, as três no Estado de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná). No geral, a Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete educacionais e três de desenvolvimento social.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar