Programa CNH Social é suspenso pelo Detran no Acre; saiba quando volta

O Detran do Acre informa que o programa CNH Social foi temporariamente suspenso; saiba quando projeto será retomado

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) informa que o programa CNH Social foi temporariamente suspenso, em razão de não ter sido aberto o exercício financeiro 2023, necessário para a autarquia poder realizar o pagamento das autoescolas e dos centros de formação de condutores (CFCs) participantes.

Detran afirma que o programa CNH Social no Acre volta em fevereiro

Interrupção foi feita por conta da impossibilidade de pagamento às autoescolas (Foto: Daigleíne Cavalcante/Detran-AC)

O procedimento é natural da gestão pública e necessário para que seja mantido o equilíbrio fiscal das instituições e a manutenção de pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços. A presidência do Detran-AC esclarece ainda que os processos terão continuidade após a abertura do exercício financeiro, prevista para o início do mês de fevereiro, possibilitando de empenho de notas de pagamento.

Ao concluir as horas-aulas exigidas pela legislação, o candidato deve ser submetido à avaliação de direção veicular, sem custo ou exigência de pagamento de qualquer natureza. Todos os candidatos têm direito a três repetições gratuitas dos testes, com mais duas aulas-extras em cada reteste.

“Qualquer incidente fora dos critérios exigidos em edital deve ser comunicado formalmente ao Detran, a fim de que providências sejam tomadas para a devida apuração”, destaca a presidente do órgão, Taynara Martins.

Programa garante habilitação gratuita no Acre

Participantes são isentos de todas as taxas, incluindo a do exame médico (Foto: Divulgação/Detran-PR)

O CNH Social é o maior programa social do Detran-AC e já contemplou mais de duas mil pessoas com a carteira de habilitação totalmente gratuita. Pessoas de baixa renda e que se enquadram nos critérios do programa, como estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), disputaram as vagas para primeira habilitação, adição e mudança de categoria.

Executado em todo o estado, o CNH Social beneficiou moradores das zonas urbana e rural, com vagas destinadas aos estudantes egressos da rede pública.

No Acre, o CNH Social permite três possibilidades: habilitação gratuita nas categorias A ou B, adição de categorias A ou B, ou então mudança da categoria B (automóveis) para a D (transporte de passageiros que acomodem mais de 8 pessoas). 

Os participantes recebem isenção de taxas, como as de inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e exame psicológico. 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile