Programa apoia vendedores de autopeças interessados em exportação

Aproveitando a alta na demanda por autopeças no Brasil e no mundo, o eBay anuncia o lançamento no Brasil de um programa inédito de apoio a vendedores de autopeças e acessórios interessados em exportação. A iniciativa tem como foco a promoção de seus produtos entre os 142 milhões de compradores em 190 países nos quais a empresa está presente.

Pelo programa, a plataforma global de e-commerce fornece aos interessados a orientação e o suporte necessários de forma gratuita e personalizada.

Confira como funciona o programa do eBay para vendedores de autopeças

(Foto: Divulgação/eBay)

O programa, disponível via exportação a partir do Brasil para todo o mundo, chega em um momento em que a venda de acessórios e autopeças por meio do eBay cresceu significativamente. 

Tal crescimento foi, em grande parte, impulsionado pelo aumento da idade média dos carros, em que consumidores finais buscam peças que prolonguem mais a vida útil de seus carros. 

No geral, os vendedores brasileiros de autopeças e acessórios vendem, no eBay, produtos como filtros de óleo, rodas, amplificadores de áudio, velocímetros, alavancas de marcha, guarnição externa, interruptores e controles, motores e peças do motor, consoles, entre outros itens, sendo as marcas mais exportadas Mercedes-Benz, Nissan, Toyota, Volkswagen e outras.

“Com a demanda por autopeças crescendo, entendemos que estamos vivendo um momento-chave para que mais fornecedores do segmento explorem diferentes canais e comecem a vender por meio de plataformas online para atender novos clientes globais e expandir ainda mais seus negócios”, afirma Raúl Bustamante, gerente de comunicação e marketing da América Latina do eBay. 

Essa iniciativa é a primeira do tipo lançada pelo eBay para um setor específico no Brasil. Além de pulverizar a distribuição de suas peças, o projeto está atrelado a outros benefícios exclusivos para os parceiros vendedores, tais como ajuda de um gerente de crescimento pessoal durante o primeiro ano; assinatura gratuita de uma loja no eBay por três meses; bem como o serviço de listagem automatizada.

Para se inscrever no programa do eBay, é necessário apenas ter pelo menos 50 itens diferentes para venda dentro da categoria e preencher formulário no site.

Segmento está em crescimento nos mercados emergentes

Veja alguns acessórios para carros disponíveis no mercado
Acessórios de conectividade, que valorizam o veículo, estão em alta  (Foto: Pixabay)

Autopeças e acessórios é o segmento que apresentou o melhor desempenho no eBay ano passado, com crescimento de quase 30% na região de mercados emergentes, que inclui o Brasil. 

Atualmente, a escassez de semicondutores em todo o mundo tem afetado a indústria automotiva aumentando os preços dos veículos. Somente nos EUA – principal mercado para onde os vendedores brasileiros exportam esses itens – os preços dos carros novos aumentaram 12% em 2022, enquanto os usados aumentaram mais de 40%. 

Já no Brasil, houve um aumento de 18% nos novos em 2021, e 22% para os usados, de acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Em média, os vendedores deste segmento conseguem exportar para dois países diferentes no primeiro ano de vendas no eBay, enquanto no segundo chegam a cinco ou mais. Os principais mercados para os quais os brasileiros vendem autopeças e acessórios, por meio da plataforma, são Estados Unidos, Canadá, Austrália, Porto Rico e Espanha.

De acordo com os números do eBay, três peças ou acessórios de automóveis são comprados a cada segundo nos EUA. “A categoria de autopeças e acessórios teve um grande crescimento em vários mercados graças a compradores de todo o mundo que encontraram a peça de reposição ou autopeça que precisam em nossa plataforma”, reforça Raúl Bustamante.

O Mercado Livre acaba de lançar nova ferramenta que é capaz de gerar compatibilidade entre o modelo do carro e as autopeças disponíveis
(Foto: Freepik)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar