Produção de veículos tem tímida melhora, mas setor ainda tem grandes desafios

A produção de veículos no Brasil teve um leve crescimento neste primeiro trimestre de 2021. De acordo com os dados divulgados...

A produção de veículos no Brasil teve um leve crescimento neste primeiro trimestre de 2021. De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea), foram produzidos 597,8 mil unidades entre janeiro e março, desempenho 2% superior ao do primeiro trimestre de 2020.

Produção de veículos em 2021

Entretanto, embora seja um resultado positivo, ainda não há tantos motivos para celebrar. Por mais que a produção geral tenha crescido, é preciso lembrar que diversas montadoras pararam a sua linha de produção em março. Algumas por falta de peças, enquanto que outras decidiram interromper a produção por conta do agravamento da pandemia de covid-19.

Outro ponto que causa preocupação nos dados da Anfavea é que esse resultado positivo foi motivado pela produção de caminhões e comerciais leves.

Um fator que teve um crescimento mais robusto nesse início de 2021 foi o volume de exportações. Entre janeiro e março, foram 95,8 mil unidades comercializadas para outros mercados, número 7,6% superior ao volume de 2020.

Porém, mantendo a montanha-russa do balanço, o estoque dos veículos nas concessionárias segue baixo. De acordo com a Fenabrave, há 101,1 mil unidades estocadas nas concessionárias do País.

Desafios

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, há três pontos que geram preocupação neste cenário atual. “Um deles é a situação alarmante da pandemia no país, que só deve se estabilizar a médio prazo com a aceleração da vacinação. O segundo é o conjunto dos fundamentos econômicos, ameaçado não só pela pandemia, mas também pelo excesso de ruídos políticos. Finalmente, temos alguns gargalos na produção, sobretudo de componentes eletrônicos, um problema global sobre o qual não temos controle e que deve perdurar ao longo do ano”, explica.

Carlos acredita que o ideal seria uma força conjunta entre todos os poderes para acelerar a vacinação contra a covid-19, além de esforços para o controle das contas públicas e o destravamento das pautas reformistas que estão paradas no Congresso Nacional.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile