Produção de veículos cresce 4,7% em novembro e 2022 já iguala 2021

Em novembro, a produção de veículos pelas montadoras instaladas no País totalizou 215,8 mil unidades, um aumento de 4,7%; veja balanço

No mês de novembro, as montadoras instaladas no País produziram um total de 215,8 mil unidades, um aumento de 4,7% em relação à produção de veículos contabilizada em outubro. Com isso, o volume acumulado pela indústria automotiva nacional no ano chegou a 2,178 milhões de unidades, um crescimento de 6,9% em comparação ao mesmo período de 2021.

Na projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o volume de produção registrado durante todo o ano passado (2,248 milhões) será igualado na próxima sexta-feira (9).

Vendas e produção de veículos em 2022 devem bater meta

Média diária de vendas de veículos bateu recorde em novembro (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

“Temos motivos para comemorar, com números importantes para o setor”, afirma o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. Além da recuperação da produção de veículos, a média diária de vendas em novembro foi de 10,2 mil unidades. 

“É o melhor resultado desde dezembro de 2020, apesar da inflação e das dificuldades de crédito. O varejo continua num bom ritmo de recuperação, e as vendas diretas cresceram muito, em especial às locadoras, que estão enfim recompondo a idade média de suas frotas”, destaca Leite.

Em novembro, a despeito de dois feriados e do início da Copa do Mundo do Catar, o ritmo de vendas foi surpreendentemente bom, com emplacamentos de 204 mil unidades, alta de 12,8% sobre outubro e de 17,9% sobre o mesmo mês de 2021. 

Em volume de vendas, novembro só ficou atrás de agosto, que teve três dias úteis a mais. No acumulado dos 11 meses, 2022 está 1,3% abaixo do mesmo período de 2021, mas automóveis e ônibus isoladamente já estão em vantagem sobre o ano anterior, enquanto caminhões e comerciais leves estão aquém.

As vendas no ano totalizam, até o final do mês passado, 1,888 milhão de unidades, aproximando-se da meta traçada pela Anfavea para 2022, de 2,140 milhões. “Faltam 252 mil unidades para bater a meta, e tudo indica que ao final de dezembro chegaremos lá”, prevê Leite.

Exportações continuam em alta

Exportações de automóveis seguem em alta (Foto: Divulgação/Renault)

As exportações se mantiveram num bom patamar pelo segundo mês seguido, após a queda em setembro em função de questões logísticas relacionadas à escassez de componentes. O acumulado de 450 mil unidades já supera em 34,3% os embarques dos primeiros 11 meses do ano passado. 

“Restam apenas 10 mil unidades para atingir as 460 mil unidades projetadas por nós para o fechamento do ano, ou seja, superaremos com folga a previsão feita em junho”, celebra o presidente da Anfavea. Em novembro, foram exportados 43,4 mil veículos, 1,6% acima do verificado em outubro e 55% sobre novembro de 2021.

Assim como ocorreu em outubro, o México superou a Argentina como principal destino dos automóveis brasileiros exportados, em função das restrições cambiais no país vizinho. No acumulado do ano, porém, a Argentina segue folgada na liderança, recebendo 29% das unidades nacionais embarcadas. México (18%), Colômbia (16%) e Chile (10%) vêm a seguir. 

Veículos eletrificados são destaque

O ano de 2022 tem sido muito positivo em relação aos veículos elétricos e híbridos. As empresas filiadas à Anfavea produziram, nos 11 primeiros meses do ano, um total de 43,7 mil veículos, um expressivo aumento de 43,8% sobre a produção no mesmo período de 2021 (30,4 mil).

Márcio de Lima Leite destacou a ampliação da oferta de modelos e versões eletrificadas oferecidas no mercado nacional, que passou de 163 para 255 (aumento de 56,4%). 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile