Produção da Volkswagen será paralisada no Brasil outra vez
A produção da Volkswagen no Brasil será paralisada mais uma vez. Essa decisão foi anunciada pela marca na última semana. Entenda o problema.
A produção da Volkswagen no Brasil será paralisada mais uma vez. Essa decisão foi anunciada pela marca na última semana e envolve três plantas da marca no País: as fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, em São Paulo, e a fábrica paranaense de São José dos Pinhais.
Produção da Volkswagen paralisada
Segundo a empresa, a decisão de suspender as atividades das fábricas foi motivada pela falta dos semicondutores necessários para a fabricação dos carros. Por isso, toda a linha de produção dessas três plantas será interrompida a partir de 21 de junho.
Vale lembrar que a falta de semicondutores tem sido um problema global e que afeta diversos produtos tecnológicos. Entretanto, esse componente tem causado diversas dores de cabeça na indústria automotiva.
No Brasil o problema não afeta apenas a Volkswagen. A General Motors tem enfrentado uma grande dificuldade de produzir seu principal produto no País, o Chevrolet Onix – e seu sedã Onix Plus. Há cerca de dois meses nenhuma unidade de ambos é produzido por conta da falta dos semicondutores.
De acordo com a GM, os dois carros utilizam mais semicondutores do que alguns concorrentes e, por isso, sofrem mais com as dificuldades de abastecimento do componente.
E o resultado desse problema com a produção do carro já é visto no ranking de vendas dos modelos. Antes líder geral de vendas, o Onix despencou e ficou apenas em 11º lugar nos emplacamentos realizados no mês de maio.
Problemas futuros
A Volkswagen afirma que a produção de suas três plantas será interrompida por 10 dias a partir de 21 de junho. No entanto, a marca não descarta novas paralizações. Dessa forma, praticamente toda a gama de veículos da marca será afetada.
Dentre os modelos nacionais, apenas Gol e Voyage não serão atingidos, já que eles são produzidos na planta de Taubaté (SP). Essa fábrica, inclusive, retomou a produção há poucos dias, já que sua produção foi interrompida no fim de maio, também por problemas de fornecimento de peças.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.