Produção cresce 10,7% e, pela primeira vez no ano, supera as 200 mil unidades

O volume total de veículos produzidos no mês de maio superou a marca de 200 mil unidades, fato que não ocorria desde dezembro último. No mês passado, a produção foi de 205,9 mil automóveis, o que representa um crescimento de 10,7% em relação a abril.

Na comparação com maio de 2021, a alta foi de 6,8% – também foi a primeira vez no ano em que houve incremento no comparativo de 12 meses. Os dados fazem parte do balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Veja detalhes.

Produção de veículos no Brasil cresce 10,7%

Linha de montagem do Jeep Renegade, um dos modelos mais produzidos no País (Foto: Divulgação/Stellantis)

Em entrevista à imprensa, o presidente da instituição, Márcio de Lima Leite, destacou que os números mostram que aos poucos a produção de veículos vai superando as restrições impostas pela crise global dos semicondutores, mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas.

VEJA TAMBÉM

“Foi exatamente em maio do ano passado que a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro”, afirmou Leite.

No momento, destacou o executivo, os semicondutores representam apenas um dos itens de escassez, visto que as empresas também vêm enfrentando dificuldades em comprar outros componentes, como borracha, cabos e resinas.

Em função disso, nos primeiros cinco meses do ano, foram registradas 16 paradas de fábrica, com 331 dias de inatividade, o que resultou numa perda de produção estimada em 150.000 veículos.

Vendas no mercado interno e exportações apresentam crescimento

Exportações de automóveis segue em alta (Foto: Divulgação)

Com mais dias úteis, maio também registrou bons resultados nas vendas ao mercado interno. Foram 187,1 mil veículos licenciados no mês, o que representa uma elevação de 27% em relação a abril e uma ligeira queda frente ao resultado de maio de 2021. A média diária de 8,5 mil unidades foi a maior do ano, crescendo 10% em relação a abril.

“Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção”, avaliou o presidente da Anfavea.

Com relação ao mercado externo, as exportações de veículos  atingiram a marca de 46,1 mil unidades em maio – alta de 2,8% sobre o mês anterior e de 24,6% sobre maio de 2021.

No acumulado do ano, as montadoras instaladas no Brasil já exportaram 19,4% a mais em termos físicos, com um incremento financeiro de 27%. O bom desempenho foi obtido com o aumento das vendas no mercado latino-americano, com destaque para Colômbia e Chile.

“É um crescimento expressivo e muito importante, pois as exportações são estratégicas para o nosso setor”, afirmou Leite. 

Veja como plataforma pode ajudar na compra e venda de veículos
Venda de veículos 0km cresce em maio (Foto: Pixabay)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar