Procurando a melhor oficina mecânica? Veja dicas de Felipe Massa!
Sabe como identificar a melhor oficina mecânica? Felipe Massa te ajuda e dá dicas do que fazer para saber que não está sendo enganado, veja!
Procurar a melhor oficina mecânica pode ser tarefa difícil, já que muitas vezes, há certas dúvidas referente ao problema que o mecânico identificou. E se ele não estiver falando a verdade? A boa oficina mecânica é sinônimo de transparência, e o ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, dá algumas dicas de como identificá-las.
“O bom mecânico procura esclarecer todas as dúvidas e explicar o problema. Resumindo, ele não regula ou propõe trocar nenhuma rebimboca. Ao contrário, expõe o problema e explica de forma didática qual é a melhor solução”, informa Felipe.
5 dicas na hora de procurar um mecânico
Mecânico é como médico
O ex-piloto informa que mecânico precisa ser ético, honesto, atencioso e especializado. Exatamente como um médico. Então, uma boa sugestão para não errar é fazer como nas situações em que você procura um profissional da medicina: pedir dicas para amigos que já tiveram o carro “tratado” por algum profissional que possam indicar.
Orçamento
Fazer vários orçamentos é necessário, não para identificar o mais barato, porque às vezes, o barato sai caro. Mas para saber também, se o que estão te cobrando, é o valor justo pelo serviço.
“Especialmente se o problema exigir grande investimento, faça vários orçamentos. Mas não vá apenas pelo mais barato. E também pesquise se há reclamações contra aquela empresa em sites que registram essas ocorrências”, explica o especialista da Stock Auto-Service Fabio Aires.
Veja também: Veja dicas para evitar furtos dos acessórios do seu carro
O teste da pergunta que você já sabe a resposta
A melhor oficina mecânica nunca irá mentir para você, correto? Dessa forma, Felipe sugere que ao realizar um serviço específico, e se for o caso de você estar em dia com a troca de óleo, substituiu as velas recentemente, ou qualquer outro processo que sabe que está correto, pergunte ao mecânico se esses itens precisam de manutenção. Caso a resposta seja, sim, é bom desconfiar.
Não se impressione ou desespere
Se você demonstrar que não domina ou apenas conhece pouco do que está sendo trato, a possibilidade de te enganarem é maior. Dessa forma, Massa explica que é sempre bom estar acompanhado de alguém que possa te auxiliar nesse processo.
“Uma dica é ir acompanhado de alguém que, mesmo que não seja um especialista, tenha alguma noção e possa ajudar nas perguntas. Quanto mais segurança você mostrar, menos riscos vai correr com algum mecânico menos correto”, completa.
Negócio e orçamento bem definido
Para finalizar, sempre deixe claro o que foi solicitado e o valor final do serviço, para que não hajam surpresas ou decepções na hora de retirar o veículo da oficina. E além disso, exija a garantia do serviço que está sendo feito.
“Uma das experiências mais negativas para o cliente é ter alguma surpresa na hora da entrega do serviço. Por isso, é importante exigir todas as explicações que se façam necessárias. E o orçamento não deve ficar apenas na conversa inicial. O correto é que seja entregue por escrito, com detalhamento de cada peça trocada e o valor de cada item do serviço prestado”, orienta o especialista, Fabio Aires. ”
Assim, todos sabem de forma transparente o que irá ser feito, o prazo e quanto custará a manutenção. Quantos mais transparente for essa troca de informações, maiores as chances de você ter descoberto o mecânico ideal para o seu carro”, continua Aires.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.