Procura por seguros para veículos elétricos cresce 800% no último ano
Saiba como está o mercado de seguros para veículos elétricos
O Garagem360 teve acesso a um levantamento que revela um crescimento de mais de 800% na procura por seguro para veículos elétricos no país. A seguir, revelamos mais detalhes sobre o mercado. Acompanhe!
Como está o mercado de seguro de veículos elétricos?
No mês de maio, foram realizadas mais de 84 mil cotações para veículos elétricos. Os dados são da Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil.
Segundo o levantamento, entre abril de 2023 a maio de 2024, isso representa um crescimento superior a 800%.
Já de janeiro a maio deste ano, a análise revelou que já foram cotados mais de 345 mil seguros.
Leia também:
-
Verdade ou mito: veículos elétricos desvalorizam mais rápido?
-
Confira os veículos elétricos mais vendidos do primeiro semestre de 2024
-
Novo BMW X2 promete bater de frente com SUVs compactos de sucesso
Quais foram os modelos com mais pedidos de cotação?
De acordo com o estudo, foram os Dolphin Mini, Dolphin EV e ORA 03.
É importante dizer que essas informações vão de encontro ao relatório divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que revelou um aumento de 61% na venda de veículos dessa categoria.
Segundo a entidade, entre janeiro e abril deste ano, foram vendidos mais de 20 mil veículos elétricos.
“Com a mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais atento às questões sustentáveis, temos uma crescente adoção de veículos elétricos e, consequentemente, surge a necessidade de seguros específicos para esse tipo de veículo. As seguradoras estão se adaptando a esse cenário e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos proprietários de veículos elétricos, como cobertura para baterias e recarga, além de considerar as características técnicas desses veículos na precificação dos seguros”, destaca Gabriel Ronacher, CEO da Agger.
O preço do seguro para veículos elétricos é mais caro que os carros à combustão?
O executivo explica melhor como é feito o cálculo do seguro dos veículos elétricos.
“Os automóveis movidos à eletricidade possuem valor de compra e manutenção acima da média. Porém, eles não necessariamente terão um preço de seguro mais alto dos convencionais. Isso porque cada seguradora avalia individualmente o modelo e características para determinar o valor do seguro, seguindo o mesmo critério dos carros à combustão”, explica o CEO.
Qual é o perfil do público que busca por seguro para veículo elétrico?
De acordo com o levantamento da Agger, o perfil do público que procura por seguro para veículo elétrico está mudando ao longo do tempo.
Por exemplo:
-
No início de maio de 2023, a idade dos interessados pelo serviço era, em média, de 51 anos;
-
Em maio de 2024, a média teve uma queda para 45 anos.
Já em relação ao ranking dos estados, São Paulo ocupa a primeira posição no número de cotações para veículos elétricos. Posteriormente, aparece Minas Gerais e Santa Catarina.
“Os carros elétricos estão revolucionando a indústria automotiva e, consequentemente, o mercado de seguros. Com tecnologia avançada e menor impacto ambiental, eles trazem novos desafios e oportunidades para as seguradoras, exigindo políticas flexíveis e abrangentes que acompanhem essa evolução”, completa o CEO.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas sobre veículos elétricos. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Elon Musk brasileiro cria carro que faz 1.000 km com 30 l de etanol: “melhor que elétrico”