Procura por seguro auto cresce 16%
Procura por seguro auto cresce 16%. Veja quem mais contrata o serviço e os motivos para o crescimento deste mercado no país.
O mercado brasileiro por seguro auto vive um momento de grande expansão. Um levantamento do Índice Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) mostrou que a procura por seguros automotivos cresceu 15,97% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2023.
Procura por seguro auto cresce 16%.
Esse aumento expressivo indica uma mudança significativa no comportamento dos motoristas brasileiros, que estão cada vez mais buscando proteger seus veículos.
Ainda segundo o INDS, o percentual de seguros ativos, que considera positivo se o período desde a última aprovação for de até 1 ano, ficou em 64,4%.
Além disso, 12,9% das solicitações de seguros foram feitas para carros premium.
“O ano de 2024 ainda não terminou, mas já podemos afirmar que se tratou de um período muito especial para o mercado de seguros, que obviamente tem impacto direto do aquecimento das vendas de automóveis.
Para se ter uma ideia, mais uma vez a Fenabrave revisou a projeção de crescimento de vendas no balanço anual, que agora está em 16,8%, quase 5 pontos percentuais a mais do que os 12% previstos em janeiro”, afirma Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.
Faixa etária
O Índice separou o crescimento na contratação dos seguros em comparação com outubro do ano passado por faixa etária:
- 15,6% maior entre os proprietários com idade entre 40 e 59 anos
- 10% maior para aqueles com idade entre 26 a 39 anos
- 9,59% maior para os motoristas com idades entre 18 e 25 anos
- 8% maior para os motoristas com idade acima dos 60 anos.
Por que o brasileiro tem procurado por seguro automotivo?
Diversas razões podem explicar o aumento da demanda por seguro para carro:
Aquecimento do mercado automotivo
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em outubro foram vendidos 264,9 mil veículos — um crescimento de 21,7% e o melhor mês de outubro da década.
Esse aumento das vendas impulsionou a procura por seguros, já que a proteção veicular se tornou um item indispensável para muitos motoristas.
Conscientização sobre os riscos
Os brasileiros estão cada vez mais conscientes dos riscos associados à propriedade do veículo, como acidentes, roubos e danos causados por eventos naturais.
Seguros mais acessíveis
Com o advento da internet, muitas empresas oferecem seus serviços de contratação de seguro por aplicativo, por exemplo. Isso reduziu seus custos e elas puderam transferir para o consumidor.
Produtos e serviços personalizados
As seguradoras também oferecem produtos e serviços personalizados, com coberturas e preços que atendem às necessidades específicas de cada cliente.
E você já contratou o seguro para seu carro? Conte para nós como você protege o seu bem nos comentários!
Leia também:
Seguro para motos – Saiba como escolher o seu
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.