Procura por carros por assinatura cresceu mais de 55%
A procura por serviços de carros por assinatura e alguéis em sites especializados cresceram em 56,5%. Quem diz isso é a empresa "Similaweb".
Do mesmo modo que os alugueis, serviços de carros por assinatura estão virando moda no Brasil. A procura em sites especializados cresceram nos últimos meses. Quem mostra isso são os dados divulgados pela Similarweb.
De acordo com a empresa, este crescimento é de 56,5%. Esta modalidade já é oferecida por algumas empresas e até mesmo por diversas montadoras.
Carros por assinatura: procura cresceu 56,5!
A empresa responsável pela pesquisa é uma plataforma de inteligência de mercado global. Para realizar a pesquisa, foram levados em conta os números de visitantes de 152 sites especializados de todo o País. Segundo ela, entre abril e maio de 2020, este número era de 7,7 milhões. Agora, em 2021, foram registradas 12 milhões de pessoas.
Vale lembrar que são contados os acessos por meio de smartphone (site mobile) e computadores (site web). A Similarweb também divulgou o desempenho de algumas palavras-chave pesquisadas pelos usuários. E é aí que mostra o fortalecimento dos serviços de carros por assinatura.
Leia mais: IPVA atrasado pode ter desconto de 100% de encargos, em MG
O termo “carro por assinatura” foi o mais procurado em ferramentas de busca (usando computador) entre janeiro e maio. O crescimento no período foi de 457,9% com relação ao mesmo período no ano passado. Outros termos ligados ao assunto, como “assinatura de carros” e “carro assinatura”, também estão em alta.
Enquanto isso, o aluguel anual também mostra um bom crescimento. A pesquisa aponta que o termo “aluguel anual de carros” cresceu 135%. Já o o mensal teve uma queda (9,6%). Os números mostram a diferença entre maio e abril deste ano.
Isso mostra que as pessoas estão realmente engajadas nos serviços. O gerente de vendas e financeiro da Similarweb, Rafael Consoni, aponta como os carros por assinatura e os aluguéis anuais estão mudando o hábito das pessoas.
“Além do aumento dos acessos a sites de aluguel, é perceptível que os consumidores estão interessados em outras modalidades, como carros por assinatura e as de longo prazo, no caso do aluguel anual. Algumas pesquisas já apontam que o carro começa a ser percebido como um serviço, e não mais como um bem material. Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda”, acrescenta Consoni.
Serviços para todos
Hoje em dia, é possível contratar diversos planos de carros por assinatura. Você pode fazê-lo por meio de empresas especializadas. Mas algumas montadoras também possuem serviços próprios. O “Renault On Demand”, por exemplo, oferece planos anuais e por qulimetragem para os clientes. Já a plataforma“Flua!” oferece veículos da Fiat e da Jeep.
Até planos de carros premium podem ser assinados. Com o “Luxury Signature”, as pessoas podem alugar um veículo da Audi pelo prazo de 24 meses.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.