Procura por carros com mais de 10 anos cresce; saiba motivos
A procura por carros com mais de 10 anos aumentou, um dos motivos é a valorização constante dos modelos mais novos.
A procura por carros usados tem crescido, e pelos mais velhos também. Um dos motivos ainda é o alto preço dos automóveis, bem como vantagem de não ter que arcar mais com o IPVA; veja detalhes.
Carros usados com mais de 10 anos de uso tem crescido entre os mais vendidos
Com alta de 10,9% sobre julho, as transações de veículos usados, em agosto, tiveram o melhor resultado do ano, até o momento.
No total, segundo dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, 1.316.272 veículos trocaram de titularidade no mês, com todos os segmentos automotivos registrando altas superiores a 9% sobre o resultado de julho, que havia tido o maior número de transações no ano até então.
“São dois meses seguidos de alta, nos quais as transações de usados tiveram seus melhores resultados até agora. O setor automotivo vem consolidando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador”, analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, lembrando dos primeiros meses de 2022, quando a queda nas transações de usados, na comparação com o mesmo período do ano anterior, que hoje é de 16,6%, chegou a quase 30%.
Já os emplacamentos de veículos zero km registraram alta de 12,6% em agosto, totalizando 346.505 unidades. Com o resultado, o setor consolida a recuperação e neutraliza a queda em relação ao mesmo período de 2021 – no início de 2022, o setor chegou a apresentar retração superior a 15%, enquanto hoje a queda diminuiu para 0,03%.
De volta aos usados, os modelos mais procurados em agosto possuem mais de 10 anos de fabricação. Um dos motivos que pode justificar a procura por modelos mais antigos é justamente o preço mais acessível, uma vez que até mesmo os carros usados mais novos, estão com preços elevados.
Com isso, quem deseja comprar um carro mais barato, não deve apenas partir para o segmento dos usados, mas também procurar por modelos mais velhos.
Outro dado que reforça a tendência é uma pesquisa da OLX, que revelou que durante o seguindo trimestre de 2022, período entre abril e junho, os carros com preços médios entre R$ 10 mil e R$ 20 mil tiveram um aumento na procura, com 26% de participação, percentual 1,5% superior ao primeiro trimestre de 2022, quando a categoria tinha registrado participação de 24,5%.
Isenção do IPVA também deve ser considerada
Além disso, outro fator que deve ser considerado é que os carros mais velhinhos também podem ter o IPVA isento de acordo com o tempo de fabricação e estado de registro.
É válido lembrar que desde 2021 o tributo ficou mais caro, devido a desvalorização incomum dos veículos usados, e a tendência é que 2023 o imposto também tenha reajuste para mais.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.