O mercado de blindagem de veículos atingiu um novo patamar em 2023, com a procura por blindagem 13% maior no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 29296 carros receberam proteção balística.
Procura por blindagem cresce 13% no Brasil
Esse cenário, por um lado, demonstra a preocupação da população com a segurança pessoal, em um contexto de aumento da violência urbana. Por outro lado, levanta questionamentos sobre como escolher a empresa de blindagem confiável, capaz de garantir a qualidade e efetividade do serviço.
“A busca por proteção não deve comprometer a qualidade e a integridade do veículo. Na Carbon, nos empenhamos em oferecer serviços de blindagem que atendam às mais rigorosas exigências de segurança, sem esquecer a importância da estética e do desempenho do veículo”, afirma Michel Haddad, Chief Automotive OEM Relations & Sales Intelligence Officer da Carbon.
Ele ressalta que as montadoras estabelecem critérios detalhados na hora de certificar as empresas de blindagem, o que exigem:
- conformidade com padrões elevados de segurança
- qualidade da blindagem
- qualidade no acabamento
- integridade estrutural
- testes balísticos avançados
- análises de durabilidade
- análise funcionalidade dos veículos pós-blindagem
- auditoria contínua dos processos de fabricação e instalação
- garantia de que as modificações não comprometem adversamente o desempenho e a segurança do veículo.
Leia também:
Blindagem automotiva: conheça os materiais para fazer boas escolhas.
Como escolher a empresa de blindagem?
O primeiro passo que os proprietários de veículos que desejam blindar seus carros é escolher uma empresa séria e comprometida com a segurança.
Daí a necessidade de verificar a autenticidade das certificações da companhia. Busque em seu site oficial ou outro canal de comunicação por dois certificados:
- Certificado de Registro (CR), indispensável para as empresas que atuam na blindagem arquitetônica e automotiva com validade de 24 meses;
- Título de Registro (TR), que atesta a qualidade do material blindado.
Mais do que atender aos critérios de certificação das montadoras e dos órgãos competentes, as empresas que oferecem a proteção balística veicular precisam apresentar oferecer produtos completos.
Por isso é importante avaliar o portfólio da empresa, quais carros as marcas atendem, entre outros que ajudem a comprovar sua eficácia.
Como funciona a manutenção preventiva de carros blindados?
Após ter realizado a blindagem é preciso fazer a manutenção preventiva. A Carbon destaca que a revisão anual é obrigatória durante o período de garantia e deve ser realizada independente da quilometragem rodada.
Na revisão são avaliados pontos como a integridade da blindagem, o estado dos vidros, as condições dos componentes afetados pela blindagem, entre outros aspectos. O intuito aqui é garantir que tudo esteja funcionando de forma adequada e assim manter o alto padrão de proteção.