Procon encontra produtos vencidos em 339 postos de combustível
Em São Paulo, 40% dos estabelecimentos autuados trabalhavam com itens fora da data de validade
Em 2015, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) autuou 483 postos de combustíveis e lojas de conveniência da capital, do litoral e do interior. O órgão, que é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, visitou 847 estabelecimentos, e encontrou produtos vencidos em 339.
Dentre os itens estavam óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos. O uso destes produtos fora da data de validade pode causar problemas no funcionamento de algumas funções do carro e desencadear acidentes graves, isso porque, quando vencidos, eles passam a absorver a umidade e perdem suas características.
Segundo Celso Argachoy, engenheiro mecânico e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá, o risco mais grave é do fluido de freio, que é um produto higroscópico, ou seja, absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. “Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta. O motorista terá que aplicar mais força, prejudicando tanto o tempo de resposta quanto no espaço percorrido pelo veículo até a frenagem total”, alerta.
Outras irregularidades
O Procon-SP ainda encontrou outras irregularidades nos postos inspecionados como produtos alimentícios vencidos, comercializados nas lojas de conveniência, e propaganda enganosa. Além disso, constatou falta da informação do preço, em 19% dos estabelecimentos visitados, e restrições ao uso do cartão débito/crédito, em 6%.
O órgão incentiva que os consumidores denunciem ilegalidades por meio das redes sociais. Para isso, recomenda que a pessoa indique a irregularidade (de preferência comprovada por foto), o nome e o endereço do estabelecimento.