Procon encontra produtos vencidos em 339 postos de combustível

Em São Paulo, 40% dos estabelecimentos autuados trabalhavam com itens fora da data de validade

Em 2015, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) autuou 483 postos de combustíveis e lojas de conveniência da capital, do litoral e do interior. O órgão, que é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, visitou 847 estabelecimentos, e encontrou produtos vencidos em 339.

Dentre os itens estavam óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos. O uso destes produtos fora da data de validade pode causar problemas no funcionamento de algumas funções do carro e desencadear acidentes graves, isso porque, quando vencidos, eles passam a absorver a umidade e perdem suas características.

Segundo Celso Argachoy, engenheiro mecânico e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá, o risco mais grave é do fluido de freio, que é um produto higroscópico, ou seja, absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. “Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta. O motorista terá que aplicar mais força, prejudicando tanto o tempo de resposta quanto no espaço percorrido pelo veículo até a frenagem total”, alerta.

Outras irregularidades

O Procon-SP ainda encontrou outras irregularidades nos postos inspecionados como produtos alimentícios vencidos, comercializados nas lojas de conveniência, e propaganda enganosa. Além disso, constatou falta da informação do preço, em 19% dos estabelecimentos visitados, e restrições ao uso do cartão débito/crédito, em 6%.

O órgão incentiva que os consumidores denunciem ilegalidades por meio das redes sociais. Para isso, recomenda que a pessoa indique a irregularidade (de preferência comprovada por foto), o nome e o endereço do estabelecimento.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA