Problemas com baterias de carros elétricos; Novo Nissan Leaf promete resolver

O Novo Nissan Leaf deve surgir como SUV e baseado no carro conceito da marca, o Chill-Out
O Novo Nissan Leaf deve surgir como SUV e baseado no carro conceito da marca, o Chill-Out (Foto: Divulgação)

O Novo Nissan Leaf chegará em forma de SUV e se tudo correr conforme planeja a montadora, o modelo poderá ser o responsável por gerar maior autonomia bem como tornar os carros elétricos mais acessíveis, graças ao uso de baterias de estado sólido, entenda.

Novo Nissan Leaf popularizará os carros elétricos?

O Nissan Leaf foi um dos responsáveis por iniciar o segmento dos carros elétricos. No entanto, o modelo não tem mais a mesma importância que tinha antigamente, tendo em vista a sequência de lançamentos e novidades apresentadas pelas demais montadoras.

Porém, a marca pode dar uma nova vida ao veículo. Recentemente, a montadora apresentou o carro-conceito Chill-Out, que de acordo com informações do portal norte-americano MotorTrend, acaba de receber o registro de patentes.

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, o modelo seria o responsável pela mudança radical que deve acontecer com o Leaf. Entre as atualizações, está a adoção da carroceria de SUV, que não é tendência apenas no mercado nacional, mas sim, no mundo todo.

Com isso, através no Novo Nissan Leaf SUV, baseado no carro conceito Chi-Out, a montadora japonesa pretende expandir o seu posicionamento no segmento dos carros elétricos.

Através dele, a marca planeja tornar o mercado economicamente mais acessível e gerar mais autonomia aos veículos graças a adoção de baterias de estado sólido.

O Novo Nissan Leaf deve surgir como SUV e baseado no carro conceito da marca, o Chill-Out
Patente do novo SUV elétrico da Nissan (Foto: Sivulgação)

As baterias de estado sólido da Nissan

Se o conceito sair do papel e virar um veículo de produção, conforme expressam as patentes registradas, o SUV elétrico deve adotar a nova tecnologia estudada pela Nissan: as baterias de estado sólido.

Elas por sua vez, prometem gerar mais autonomia, bem como reduzir o preço final dos veículos eletrificados.

Em abril, a marca revelou que as novas baterias devem ser lançadas em 2028, mesmo período que a marca pretende lançar um novo SUV dotado do novo conjunto de baterias. O que nos abre espaço para a hipótese de ser o novo Nissan Leaf SUV.

A marca planeja estabelecer uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, no Japão, ainda em 2024, com materiais e processos de fabricação, para estudar o desenvolvimento do projeto.

A Nissan acredita que as baterias de estado sólido podem ser responsáveis por colocar os EVs no mesmo nível de custo dos veículos movidos a gasolina, por exemplo.

Espera-se que as baterias de estado sólido sejam uma tecnologia revolucionária para acelerar a popularidade dos veículos elétricos.

Eles têm uma densidade de energia aproximadamente duas vezes maior que as baterias convencionais de íons de lítio, tempo de carregamento significativamente menor devido ao desempenho superior de carga/descarga e menor custo graças à oportunidade de usar materiais mais baratos.

Com esses benefícios, a Nissan espera usar baterias totalmente em estado sólido em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes, tornando seus veículos elétricos mais competitivos.

Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo responsável por P&D, disse: “A Nissan tem sido líder em tecnologia de eletrificação por meio de uma ampla gama de atividades de P&D, desde pesquisa de material de bateria em nível molecular até o desenvolvimento de EVs seguros e de alto desempenho.

Nossas iniciativas até incluir o desenvolvimento da cidade usando VEs como baterias de armazenamento.”

https://www.youtube.com/watch?v=Ax81rJTP8xE

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar