Prius foi destaque da Toyota no Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos
Lançada em julho deste ano no mercado brasileiro, a quarta geração do Prius foi o grande destaque da Toyota no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que aconteceu entre 1 e 3 de setembro em São Paulo. Um dos pioneiros a utilizar a tecnologia híbrida, já vendeu quase 6 milhões de unidades no mundo, em cerca de 90 países. Atualmente, ele custa R$ 123.950 no Brasil.
A nova geração do modelo é a primeira da linha Toyota a utilizar a nova plataforma TNGA, sigla em inglês para Nova Arquitetura Global da Toyota. Essas inovações, aliadas ao sistema híbrido, que conta com motor a gasolina 1.8 VVT-i de 98 cv e um elétrico de 72 cv, fazem o modelo rodar 18,9 km com um litro de combustível.
Além da economia com combustível, o automóvel japonês, assim como todo híbrido, é isento do rodízio municipal em São Paulo, além de ter uma redução de 50% no valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Parceria com a USP
No estande da marca também havia uma unidade do Prius de terceira geração utilizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O objetivo da Toyota é incentivar as pesquisas para a formação de novos profissionais a respeito de tecnologias desenvolvidas para veículos híbridos.
Atualmente, quem utiliza essa unidade do modelo é o grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP. O grupo é formado por professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.