Principais mudanças previstas para o VW Polo 2023

A Volkswagen realizará mudanças importantes nos próximos meses em sua gama. Uma delas será a chegada do novo Polo. Este hatch ganhará uma reestilização e ficará um pouco mais próximo do modelo que é vendido na Europa. Mudanças no visual serão feitas. Além disso, o carro contará com um novo motor. Saiba mais sobre o VW Polo 2023.

VW Polo 2023
O novo VW Polo 2023 deve ficar parecido com o Polo europeu (Foto: Divulgação/VW)

Tudo sobre o VW Polo 2023, que deve ser lançado neste semestre

O modelo atual foi apresentado em terras brasileiras em 2017. O VW Polo é um dos integrantes da concorrida categoria dos hatches compactos. No entanto, não aparece entre os modelos mais vendidos. Segundo a Fenabrave, o carro teve apenas 2.195 unidades vendidas até o fim de julho (47ª posição no ranking de automóveis de passeio).

VW Polo brasileiro (Foto: Divulgação/VW)

Agora, um novo VW Polo está prestes a ser lançado por aqui. Este é um movimento que já aconteceu na Europa. O veículo atualizado foi lançado no Velho Continente durante o ano passado. Já o modelo brasileiro pode ser lançado ainda neste ano. Não há uma data específica, mas, segundo a VW, o modelo será lançado ainda neste segundo semestre.

VEJA TAMBÉM

O carro passará por mudanças importantes. É isso que as patentes registradas no INPI argentino dizem. Produzido sobre a plataforma modular MQB-A0, o VW Polo 2023 deve contar com uma nova grade dianteira, por exemplo. Esta região ficará parecida com a do modelo europeu.

Mudanças no conjunto óptico dianteiro também serão feitas. Os faróis contarão com um novo visual. De acordo com a montadora, haverá diferenças entre as versões. As versões de entrada já contarão com faróis de LED. Enquanto isso, o modelo GTS virá de série com faróis matriciais de LED (com assinatura IQ. Light).

VW Polo 2023
Foto: Divulgação/VW

Esta tecnologia já está disponível no Taos, lançado no ano passado, e em outros carros da marca. Resta saber alguma versão contará com uma barra iluminada na grade. O para-choque dianteiro do carro também será mudado. Espera-se que o Polo GTS venha com uma grade inferior com malha do tipo colmeia.

Mas a grande surpresa está na parte traseira. As patentes mostram que o formato das lanternas não será alterado. O modelo europeu ganhou uma nova (e maior) peça. Resta saber se assinatura será alterada. Já o para-choque traseiro deve vir com novidades. A versão esportiva deve trazer duas saídas de escape.

Interior

VW Polo 2023
VW Polo europeu (Foto: Divulgação/VW)

Uma incógnita é como será o interior do VW Polo 2023. Rumores dão conta que o hatch virá com um novo volante (igual ao do Nivus). Já a central multimídia deve continuar sendo a VW Play de 10,1 polegadas. Já o tamanho do painel de instrumentos digital dependerá da versão.

O acabamento deve ganhar novos materiais. Estes são detalhes que devem ser revelados na data de lançamento do veículo.

Conjunto mecânico

Foto: Divulgação/VW

O novo VW Polo 2023 contará com mudanças importantes na motorização. Trata-se da chegada do motor 170 TSI, que costumava ser usado no Up!. No caso do Polo, o motor 1.0 Turbo deverá produzir uma potência máxima de 116 cv e um torque máximo de 16,8 kgfm com etanol (109 cv e 16,8 kgfm com gasolina). A transmissão será uma manual de cinco velocidades.

O Polo 170 TSI já teve seus dados de consumo divulgados. Segundo o PBE Veicular, o carro poderá fazer 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos rodoviários, o carro poderá fazer 16,5 km/l (gasolina) e 11,6 km/l (etanol). É importante ressaltar que o motor 200 TSI (1.0 TSI de 128 cv) continuará em linha.

Do mesmo modo, o modelo GTS continuará a ser vendido com um propulsor 250 TSI (1.4 TSI de 150 cv). Bom, o que resta é esperar por mais este lançamento. Vale ressaltar que, conforme você já viu aqui no Garagem360, o sedã Virtus também passará por mudanças. Este modelo pode ficar próximo ao modelo lançado na Índia.

Com informações de Motor 1 Brasil e Mobiauto

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar