Primeiro Mercedes-AMG 100% elétrico já está no Brasil

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, está trazendo para o mercado brasileiro o novíssimo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, primeiro modelo totalmente elétrico da divisão esportiva da marca alemã Mercedes-AMG 100% elétrico.

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ apresenta linhas únicas de design, que o torna facilmente distinguível de veículos com motores de combustão à primeira vista. 

O carro traz superfícies amplas e linhas dinâmicas e precisas. O design exterior também retoma os recursos característicos da AMG e os transfere para a era totalmente elétrica. 

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A vista frontal com faróis Digital Light é caracterizada pela grade frontal preta específica da AMG, com barras verticais cromadas, a estrela Mercedes integrada e inscrição “AMG”. A linguagem de design distinta continua no para-choques dianteiro, pintado na cor do veículo. As rodas são de 21 polegadas com design otimizado aerodinamicamente. 

Interior luxuoso e tecnológico

Interior do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Na cabine, o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ oferece um ambiente esportivo, graças a itens como os bancos AMG com grafismos individuais e estofamento em couro napa, pedais esportivos, painel de instrumentos e detalhes com revestimento em couro ártico. Os tapetes e frisos das soleiras das portas também trazem a inscrição “AMG”.

Outros detalhes de acabamento também conferem sofisticação e esportividade:

  • Painéis centrais das portas e também console central para o painel em microfibra Microcut preta com pesponto vermelho;
  • Volante AMG Performance em couro napa, com parte inferior achatada, perfurado na área do punho com “borboletas” em alumínio para ajuste dos níveis de recuperação, além das teclas tradicionais do volante AMG.

Sistema multimídia inteligente e intuitivo

Sistema multimídia se destaca (O novo Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz))

O carro está equipado com o inovador MBUX Hyperscreen, um sistema multimídia inteligente e intuitivo. A unidade de tela grande e curva se estende por todo o painel. Três telas ficam sob uma superfície de vidro, se fundindo em uma peça única. 

Com software adaptativo, o MBUX adapta-se completamente ao seu usuário e oferece sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. Na chamada “camada zero”, os aplicativos mais importantes são sempre exibidos no nível superior do campo de visão. 

Conteúdo dinâmico também é permitido na tela do passageiro durante a condução, proporcionando uma viagem mais agradável e divertida, sendo possível, ainda, a criação de até sete perfis de usuários.

Escolha o som que o carro irá emitir

O AMG Sound Experience “é a trilha sonora que aprimora emocionalmente a experiência de condução elétrica”, afirma a montadora alemã. Explica-se: o motorista pode selecionar o som que o carro irá emitir no trânsito – visto que os motores elétricos não produzem barulho algum, o que potencialmente representa riscos para os pedestres.

Assim como os modos de condução, a composição acústica tem uma ampla largura de banda: na versão Authentic, o motorista pode regular o som potente e sonoro e sua intensidade dependendo do estado de condução e do modo de condução selecionado. Os sons de condução típicos da AMG são gerados com a ajuda de hardware adicional. Isso inclui alto-falantes especiais, um atuador de graves e um gerador de som.

Usando as teclas do volante AMG ou o display central, o motorista pode selecionar as características de som “Balanced”, “Sport” e “Powerful” em qualquer modo de condução. Durante o modo Race Start, o veículo produz um som único para combinar com a aceleração dinâmica.

Seletor dos modos de condução do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Nova geração de baterias 

Do ponto de vista da engenharia, um dos principais destaques do novo Mercedes-AMG é a bateria de 400 volts fabricada com a mais recente tecnologia de íons de lítio. Um grande avanço em sustentabilidade foi alcançado na química celular: o teor de cobalto foi reduzido a 10%. O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1.

A bateria de alta tensão tem um conteúdo de energia utilizável de 107,8 kWh. Uma característica técnica especial é a fiação específica da AMG, que é adaptada à capacidade de alto desempenho. 

O sistema de gerenciamento de bateria também é configurado especificamente pela Mercedes-AMG. Nos modos de condução Sport e Sport+ o foco está no desempenho e no modo Comfort, a faixa de operação. 

Bateria inovadora alimenta sistema do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A nova geração de baterias é caracterizada por uma densidade de energia significativamente maior em comparação com desenvolvimentos anteriores, possuindo também uma capacidade de carregamento maior. Outra novidade é a possibilidade de instalar atualizações para o sistema de gerenciamento de bateria a distância (OTA).

Outra vantagem da nova geração de baterias é o tempo de carregamento significativamente mais curto. A bateria pode ser carregada com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua (DC). 

Nesse caso, a energia para até mais 300 quilômetros (segundo o padrão WLTP) pode ser “recarregada” após pouco mais de 19 minutos. Graças ao carregador integrado, ele pode ser carregado comodamente em casa ou em estações de carregamento públicas com até 11 kW de corrente alternada (AC).

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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