Primeiro caminhão híbrido da Volkswagen é revelado

A Volkswagen revelou o conceito Meteor Hybrid na Fenatran 2024, um caminhão sustentável que combina tração inteligente e aerodinâmica avançada para o transporte rodoviário

A Volkswagen revelou o conceito Meteor Hybrid na Fenatran 2024, um caminhão sustentável que combina tração inteligente e aerodinâmica avançada para o transporte rodoviário.

Sustentabilidade e eficiência para o transporte rodoviário

O destaque do estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran 2024 foi o caminhão conceito VW Meteor Hybrid, com sistema de tração inteligente, desenvolvido em parceria com a Suspensys.

Este protótipo foi idealizado como uma solução inovadora para o transporte rodoviário, adaptado à infraestrutura brasileira.

Equipado com um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, o veículo possui tecnologia embarcada que gerencia automaticamente o uso de cada trem de força, ajustando-se à rota e ao nível de bateria, e antecipando as topografias que o aguardam no caminho.

Com essa configuração, o terceiro eixo se torna trativo, transformando o caminhão em um 6×4 quando necessário, proporcionando mais capacidade de tração.

Isso se traduz em maior torque para subir aclives ou em força adicional para partidas, principalmente ao transportar um reboque carregado.

Estudos preliminares indicam que essa estrutura pode reduzir o tempo de viagem devido à potência extra, com até 20% de aumento na velocidade em subidas de serra, alcançado pelo incremento de 35% na força trativa nas rodas.

Além disso, o caminhão possui um sistema que permite elevar o eixo auxiliar quando não estiver em uso, o que reduz o desgaste dos pneus.

O custo operacional também é beneficiado pela menor exigência sobre o motor diesel e o sistema de freios.

O sistema de regeneração de energia, que aproveita as desacelerações para recarregar a bateria, aumenta a eficiência e a economia de energia, ampliando a autonomia de acordo com a operação e a rota percorrida.

 

(Foto: Divulgação/Volkswagen)

Solução favorece o meio ambiente

Este conceito reflete a estratégia pioneira de descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já foi a primeira montadora a produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina.

O VW Meteor Hybrid incorpora soluções de eletrificação e, ao mesmo tempo, flexibiliza a necessidade de infraestrutura, podendo operar apenas com o motor a diesel em trechos sem possibilidade de recarga.

O modelo também é compatível com sistemas de recarga de baixa voltagem (220V) e possui recarga rápida com o sistema padrão CCS2.

A sustentabilidade é favorecida pela eficiência do Meteor Hybrid. Testes iniciais sugerem que ele pode reduzir o consumo de diesel em até 10%, dependendo da topografia.

Essa economia representa uma diminuição nas emissões de CO2 e de até 25 toneladas por ano.

Esse potencial se amplia consideravelmente se o caminhão for abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado), conhecido como diesel verde.

Nessa condição, a redução das emissões supera 90%, evitando até 230 toneladas de CO2e anualmente, como o modelo demonstrado na Fenatran 2024.

Aerodinâmica de ponta

Para otimizar ainda mais os ganhos de eficiência e sustentabilidade, o Meteor Hybrid foi projetado com um pacote aerodinâmico avançado, incluindo defletores no teto, nas laterais da cabine e do chassi, além de extensores para acomodar o pack de baterias e uma proteção de borracha na parte inferior.

As calotas também foram desenhadas com um formato especial para reduzir o arraste aerodinâmico.

Na cabine, o motorista desfruta de uma visibilidade aprimorada, com alcance de mais de dois quilômetros, graças ao sistema de câmeras e monitores que elimina pontos cegos.

Este sistema, com sensores infravermelhos, oferece uma visão noturna mais clara e reduz o coeficiente de arrasto aerodinâmico.

Durante manobras, o motorista tem uma visão detalhada dos obstáculos ao fazer ré, sem necessidade de ajustes manuais.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile