Primeiro caminhão elétrico do Brasil já está em produção pela VW

Primeiro caminhão elétrico do Brasil já está em produção pela Volkswagen. Montadora deve entregar 100 unidade ainda em 2021. Saiba mais!

A Volkswagen acaba de anunciar a produção do primeiro caminhão elétrico desenvolvido 100% no Brasil, o e-Delivery. De acordo com a empresa, foram gastos R$ 150 milhões para adaptar a da fábrica em Resende (RJ), a fim de produzir o lançamento.

O e-Delivery deve custar aproximadamente 2,7 vezes o valor de um caminhão com motor a combustão.

Primeiro caminhão elétrico do Brasil

Assim, o modelo (4×2), que tem 11 toneladas, saiu da linha final de montagem na última segunda-feira (14/06). Além do modelo, de acordo com a empresa, será fabricado um caminhão ainda maior. No caso, um 6×2.

Por outro lado, a Volkswagen defende que o custo total operacional para ter um veículo elétrico seja 60% menor do que o de um caminhão a diesel. Com isto, tornando os elétricos da categoria mais atrativos. Também, com payback em cerca de 12 meses.

“Isso acontece porque o motor elétrico exige muito menos manutenção do que o motor a combustão. Além disso, quando colocamos na ponta do lápis o custo da gasolina versus o da energia elétrica, também é possível entender essa redução”, explicou o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, em entrevista para a revista Exame.

Atualmente, de acordo com a montadora o primeiro caminhão elétrico do Brasil, o e-Delivery, tem autonomia de 200 km sem precisar recarregar a bateria.

e-Delivery (Foto: Divulgação/VW)

Fabricação de 100 unidades neste ano

A Volkswagen ainda revela que devem ser fabricados, em média, 100 unidades do caminhão elétrico em 2021. Além disso, com objetivo de entregar 1 mil unidades em 2022 e 3 mil ao ano, até 2023.

A montadora já tem clientes para o lançamento e um dos principais é a  AmBev. A fabricante de bebidas já firmou contrato com a montadora para 1.600 unidades do e-Delivery.

e-Delivery: Primeiro caminhão elétrico do Brasil. (Foto: Divulgação/VW)

Bateria ainda é desafio para a fabricação nacional dos elétricos

Embora já esteja projetada a demanda, a Volkswagen considera a redução do preço ao longo dos próximos anos. Em especial, por meio da nacionalização da produção das baterias – já que o componente é o maior custo de fabricação do primeiro caminhão elétrico do Brasil.

Por exemplo, atualmente, montadora exporta a bateria da empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL) . Mas, a Volkswagen já firmou acordo com a CATL, a fim de baratear o componente para os próximos anos.

Assim, ao longo dos próximos anos, deve-se importar lítio para aplicação em todos os componentes da bateria nacionalmente. Dessa maneira, o produto se tornará mais barato para a Volkswagen.

e-Delivery. (Foto: Divulgação/VW)

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Programa prevê não impor veículo elétricos no Brasil

E por falar nos veículos elétricos, enquanto isso, a Resolução Nº 7 (abril/2021) institui o “Programa Combustível do Futuro”. Neste caso, com o objetivo de, primeiramente, conduzir o desenvolvimento tecnológico dentro da realidade brasileira.

A resolução surgiu como resposta ao PL 304/2017, que tramita no Senado. O PL institui, dentre várias medidas, a política de substituição dos veículos a combustíveis. No entanto, para as montadoras, deve existir um planejamento – já que a indústria automobilística representa mais de 20% do PIB industrial do país.

Assim, de acordo com as montadoras, o setor não comporta a imposição de um decreto sem planejamentos. Isso porque a tecnologia de veículos elétricos ainda está em evolução. Dessa forma, os investimentos têm custos elevados, tornando a produção pouco competitiva.

A Resolução Nº 7 ainda propõe medidas para incrementar o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono. Também, a descarbonização da matriz energética do transporte e com princípios de proteção dos interesses do consumidor.

Além disso, o uso de fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econômico dos insumos disponíveis, das tecnologias aplicáveis e fortalecer o desenvolvimento tecnológico nacional.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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