Primeiro aeroporto para carros voadores é inaugurado: saiba detalhes

carros voadores
Air One (Foto: Divulgação/Eve/Embraer)

Os carros voadores estão mais próximos do que imaginamos. Várias empresas pretendem lançar seus eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical). E estes novos veículos terão aeroportos próprios. Um deles, chamado de Air One, foi inaugurado na Inglaterra e servirá de exemplo para outros que surgirão em breve.

carros voadores
O primeiro aeroporto para carros voadores foi inaugurado (Foto: Divulgação/Supernal)

Veja tudo sobre o primeiro aeroporto para carros voadores

Tais veículos voadores podem ser uma nova forma de se locomover entre duas localidades. E eles já começaram a ganhar novos pontos de decolagem e aterrissagem. O Air One foi aberto na última segunda-feira (25/04). Localizado na cidade de Coventry, ele pode ser usado tanto pelos carros voadores tanto por drones usado em entregas.

eVTOL da Eve (Foto: Divulgação/Eve/Embraer)

Vale ressaltar que um teste foi realizado no dia da inauguração do “vertiporto” na Inglaterra. Na ocasião, foi usado um drone da Malloy Aeronautics para trazer uma caixa de espumantes. O item carregado pelo T150 pesava cerca de 12 kg. Este aeroporto será operado pela Urban-Air Port por um mês.

VEJA TAMBÉM

De acordo com a empresa, a cidade foi escolhida por conta de sua localização. Além disso, ela levou em consideração “sua liderança histórica nas indústrias automobilística e aeroespacial”. A companhia ainda explica que estes aeroportos verticais foram feitos para serem flexíveis e podem se instalados em um curto prazo em casos de emergência.

carros voadores
eVTOL da SkyDrive (Foto: Divulgação/SkyDrive)

Em comunicado à imprensa, o fundador e presidente executivo da Urban-Air Port, Ricky Sandhu, disse que este se trata de um momento importante e um ponto de início de uma nova era de transporte, de emissões zero e de viagens sem congestionamento (entre dois locais ou dentro da cidade.

Desde o projeto, passando pela fabricação e agora em operação, a Urban-Air Port entregou o Air-One em apenas 15 meses, definindo o padrão de implantação globalmente e abrindo um mundo de possibilidades para a mobilidade aérea de resposta rápida.

O Air-One é apenas o primeiro modelo em nossa frota de infraestrutura e nossa carteira de pedidos não está apenas aberta, mas já crescendo. O interesse está se transformando em reconhecimento da necessidade de nossa tecnologia e em demanda. ”, disse Sandhu.

Planos para o futuro

E os planos da companhia são bastante ambiciosos. Ela espera que o Air One seja um exemplo para 200 aeroportos assim em todo o mundo. A inauguração deles aconteceria em até cinco anos.

Hoje, a Urban-Air Port já está desenvolvendo outros pontos do planeta. Sua carteira de pedidos conta com clientes do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, França e Alemanha, Escandinávia e o Sudeste Asiático.

Quando teremos carros voadores?

carros voadores
eVTOL da Eve (Foto: Divulgação/Eve/Embraer)

Os carros voadores são bastante conhecidos por conta de desenhos animados. Além de filmes de ficção cientifica. Mas os eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) podem se tornar realidade em breve. Diversas empresas trabalham no desenvolvimento de veículos assim. Uma das mais conhecidas é a Eve, uma subsidiária da Embraer.

Seu modelo será totalmente elétrico. As entregas começarão a ser feitas a partir de 2026. De acordo com dados da empresa, a carteira de pedidos subiu para 1.825 unidades. Elas irão para companhias de todo o mundo. Empresas como Supernal e SkyDrive também estão desenvolvendo veículos voadores.

Com informações de Yahoo 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar