Primeira rodovia com carregamento sem fio do mundo é mais potente que Superchargers da Tesla

Lançada a primeira rodovia com carregamento sem fio do mundo na França, com potência acima de 300 kW, superando o Tesla Supercharger V3! A tecnologia pode reduzir o tamanho das baterias em 90%.

O futuro da mobilidade elétrica acaba de dar um salto gigantesco: o carregamento de veículos elétricos (VEs) em movimento, ou carregamento sem fio dinâmico, não é mais ficção científica. A empresa de tecnologia Electreon, em colaboração com o Vinci Group, implementou com sucesso o que é considerada a primeira rodovia com carregamento sem fio do mundo, em um trecho de teste perto de Paris, na França.

Primeira rodovia com carregamento sem fio do mundo é mais potente que Superchargers da Tesla

A inovação é de extrema importância, pois a estrada demonstrou ser capaz de fornecer energia em alta potência, superando a maioria dos pontos de recarga rápida existentes.

A eficácia da rodovia de aproximadamente 1,5 quilômetro a sudoeste de Paris impressiona. Laboratórios franceses constataram que a estrada pode fornecer com segurança uma potência máxima de mais de 300 kW, mantendo uma média bem acima de 200 kW de energia sem fio.

Para se ter uma ideia do poder dessa tecnologia dinâmica:

O Tesla Supercharger V3, um dos mais comuns, atinge um máximo de 250 kW. Já a rodovia de carregamento sem fio atinge um máximo de mais de 300 kW de forma segura.

Primeira rodovia com carregamento sem fio do mundo é mais potente que Superchargers da Tesla - Foto: Divulgação
Primeira rodovia com carregamento sem fio do mundo é mais potente que Superchargers da Tesla – Foto: Divulgação

Embora o Supercharger V4 da Tesla possa chegar a 350 kW, e até 500 kW com atualizações, esses pontos ainda não são amplamente acessíveis. A tecnologia da Electreon, ao contrário, demonstra ser uma solução prática e de alta potência para o uso cotidiano.

Impacto: Baterias Menores e Menos Peso

As vantagens dessa tecnologia de carregamento em movimento vão além da conveniência. Em um projeto piloto anterior, em Tel Aviv (Israel), a Electreon demonstrou que ônibus que utilizam o carregamento dinâmico puderam operar com baterias até 90% menores.

Essa redução massiva no tamanho da bateria acarreta inúmeros benefícios para os VEs:

  • Redução do Peso: Menos peso na bateria significa maior eficiência energética do veículo.
  • Redução de Custos: Baterias menores significam uma queda significativa no custo total de produção do veículo.
  • Tempo de Carregamento: O tempo de “parada” necessário para recarregar as baterias seria drasticamente menor.

Com a implementação bem-sucedida na França, a tecnologia está mais próxima da adoção em massa, embora os veículos ainda precisem de hardware específico para captar a energia sem fio da estrada.

Acha que a tecnologia de carregamento sem fio em rodovias é o futuro da mobilidade elétrica, eliminando a ansiedade de autonomia e a necessidade de grandes baterias?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.