A cidade de Criciúma adquiriu 100 carros elétricos da JAC e colocou a barra lá em cima! Agora o município briga para ser um dos mais eletrificados do Brasil, de olho em um futuro mais sustentável e com um ecossistema completo para possibilitar geração e uso de energia limpa.
Criciúma adquire carros elétricos da JAC e renova frota com estilo
Na última quinta-feira, a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, ganhou uma baita presente de páscoa. Isto porque a JAC Motors entregou 100 unidades do modelo E-JS1 à prefeitura, que, agora, dá um passo gigante rumo à sustentabilidade.
Os veículos comporão a frota pública da cidade e substituirão 110 veículos a combustão, renovando-a significativamente. Além disso, 75 carregadores tipo wallbox serão instalados em prédios públicos da cidade.
Assim, a iniciativa facilitará, e muito, a vida dos motoristas, tornando as recargas mais simples, acessíveis e rápidas para os trabalhadores durante sua jornada diária.
Por uma Criciúma mais verde
-
É importante notarmos que a adoção desses veículos não é um caso isolado, mas sim parte do programa “Criciúma Energia que Conecta”.
-
Este visa impulsionar a transição energética na cidade através de iniciativas como a substituição de lâmpadas por LED na iluminação pública e a implementação da Fazenda Solar Nikola Tesla para geração de energia limpa.
-
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, expressou sua satisfação com esses investimentos:
-
“A nova marca […] projeta o futuro com otimismo, pensando em inovação, crescimento sustentável, energia renovável e qualidade de vida.”
-
Veja também: “BYD Dolphin Mini ou o JAC E-JS1? Qual carro elétrico comprar?“
Parceria de sucesso entre poder público e iniciativa privada
-
A parceria entre a prefeitura de Criciúma e a JAC Motors é fundamental para o sucesso desse projeto. Neste ponto, o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, destaca o desenvolvimento tecnológico da cidade:
-
“A iniciativa coloca o município no caminho para se tornar uma cidade inteligente. Quando falamos em cidades inteligentes, não nos referimos somente aquelas que usam alta tecnologia. Mas, também, que se preocupam com a sustentabilidade, diversificação da economia e com as pessoas”
-
-
Nicolas Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, cita os benefícios dessa transição. Segundo ele, a economia anual estimada para o município com combustível chegará a R$ 750 mil, além de uma redução na emissão de CO2 estimada em cerca de 240 toneladas.
Quantos carros elétricos existem no Brasil?
-
Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no final de 2023 o Brasil já se aproximava da marca de 200 mil veículos elétricos e híbridos em circulação nas ruas.
Como vemos, além de Criciúma ter carros elétricos, ela conta também com uma fazenda de energia solar para possibilitar o carregamento barato desses veículos. Ou seja, tudo junto para garantir uma cidade mais limpa e mais agradável de se viver!