Preço da gasolina: buscas na internet pelo termo crescem 800%

Preço da gasolina, carro elétrico e outros são alguns dos termos que mais cresceram na internet devido alta dos combustíveis. Veja mais

Desde o ano passado, o Brasil tem enfrentado altas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial que mede a inflação no país. Essas variações refletem em preços de itens, considerados básicos em nosso dia a dia, como alimentos, combustíveis e o preço da gasolina.

E, segundo a plataforma de gerenciamento de visibilidade online, a Semrush, o termo cresceu 800% em buscas na internet no último mês de março, além de outros. Veja!

Foto: Pexles

Curiosidade: termo “preço da gasolina” cresceu 800% em março nas buscas na internet

O levantamento ainda apontou um crescimento de 123% nas buscas pelo termo “preço da gasolina nos últimos meses. Após o reajuste anunciado pela Petrobras no dia 10 de março, o número de buscas apresentou um aumento de 800% e se manteve crescente nas semanas subsequentes do mês de março.
Por ser um combustível derivado do petróleo, seu preço está diretamente ligado ao da commodity. Quando o preço do petróleo sobe, a gasolina e outros combustíveis também sofrem reajuste, seguindo a Política de Paridade de Importação (PPI) que acompanha os preços internacionais desde 2016.

(Foto: Portal f5)

“Carro elétrico” cresceu em 49,4% e é o termo mais buscado nos últimos 12 meses

Como alternativa à alta da gasolina, o público tem buscado diferentes formas de locomoção, como aponta o levantamento feito pela Semrush. “Carro elétrico” foi o termo mais buscado no último ano, com um crescimento de 49.4%. As pesquisas por esse tipo de veículo ultrapassaram 50 mil buscas no período.

carros elétricos (Foto: Pixabay)

 

“Alugar um carro”

“Alugar carro” também aparece entre os mais pesquisados pelo público, de acordo com os dados. Mais de 49,7 mil pessoas realizaram buscas sobre o aluguel de automóveis, indicando uma tendência crescente em opções mais econômicas a ter um carro próprio, devido às constantes altas do petróleo, influenciadas, sobretudo, pelas instabilidades e conflitos econômicos mundiais.

Foto: Tecnoblog

“Aplicativo de carona” e “carona solidária”: termos que também cresceram em buscas, devido alta dos combustíveis e disparada do preço da gasolina

A Semrush ainda destaca que as expressões “aplicativos de carona” e “carona solidária” tiveram um aumento superior a 50% nas pesquisas, somando mais de 6,7 mil buscas em 2021.

Esses números demonstram a constante demanda do público por novas possibilidades de locomoção, apostando em sistemas de economia compartilhada que movimentaram, cada vez mais, o mercado de transportes no Brasil.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile