Confira o prazo para regularizar o seu exame toxicológico

É de suma importância conhecer o prazo para regularizar o exame toxicológico. Afinal, ele constitui procedimento chave para o motorista habilitado. Portanto, para que você não atrase, levantamos todas as datas e informações sobre o processo.

Exame toxicológico geralmente é feito com o uso de pelos corporais
Exame toxicológico geralmente é feito com o uso de pelos corporais (Imagem: Toxicologia Pardini)

Qual o prazo para regularizar o seu exame toxicológico?

Se você é motorista e ainda não realizou o exame toxicológico, é importante ficar atento ao prazo estabelecido para sua regularização.

A data limite para a realização desse exame é o dia 28 de dezembro de 2023, de acordo com a deliberação do Contran nº 268/2023. Portanto, se você ainda não regularizou essa situação, não corra riscos desnecessários deixando para a última hora.

VEJA TAMBÉM

O que acontece se não atualizar o exame toxicológico?

  • A partir do dia 29 de dezembro de 2023, motoristas que estiverem com o exame toxicológico vencido estarão sujeitos a uma infração gravíssima. Isto está de acordo com o artigo 165-B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
  • Mas além das implicações legais, não realizar o exame dentro do prazo acarreta em outros problemas. Por exemplo, impedirá a renovação da sua habilitação, podendo inclusive interferir em sua atividade profissional caso atue como motorista.

Quando é obrigatório o exame toxicológico do Detran?

  • A obrigatoriedade do exame toxicológico se aplica a condutores das categorias C, D e E. Além disso, independe de estarem exercendo atividade remunerada ou não. Ou seja, mesmo que não trabalhe como motorista profissional, deverá atualizá-lo.
  • Além disso, é importante destacar que exige-se o exame toxicológico em diversos momentos:
    • Para adquirir uma CNH das categorias C, D e E;
    • Na renovação da CNH;
    • No exame periódico;
    • Para condutores que desejam adicionar a categoria A.

Como funciona o exame toxicológico do Detran?

  • O exame toxicológico do Detran verifica a presença de substâncias psicoativas no organismo do condutor. Para realizá-lo é preciso coletar uma amostra de cabelo, mas também é possível utilizar pelos ou unhas. 
  • Em seguida, essa amostra é enviada a um laboratório especializado, onde passa pelas análises necessárias. O exame detecta o uso de substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas e opiáceos, entre outras.
  • A janela de detecção dessas substâncias é de até 180 dias. Portanto, mesmo que o uso tenha sido há semanas, ainda é possível identificá-lo.

Agora que já conhece o prazo para regularizar o exame toxicológico e as consequências de não fazê-lo, marque na agenda e se prepare. Assim poderá continuar pilotando com tranquilidade e segurança!

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar