Prazo para licenciar veículos com placa final 0 acaba em breve; saiba o que fazer

O prazo para o licenciamento anual de veículos com placa final 0 se encerra em breve, segundo o Detran-AM; saiba como regularizar a situação

O prazo para licenciamento anual de veículos com placa final 0 se encerra ainda neste mês de dezembro, como informa o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Os proprietários dos carros com placa que terminam em 0 têm até o dia 29 para regularizar a situação. No Estado da região Norte, mais de 80% desses veículos ainda não foram licenciados.

Ao todo, a frota com placa final 0 no Amazonas é de 95.644 veículos. Desse quantitativo, apenas 18.416 estão adimplentes e 77.228 não efetuaram o pagamento até o dia 15 de dezembro. Em Manaus, capital do Estado, 16.461 veículos estão licenciados e 62.582 ainda não. Já no interior do Amazonas, o número de veículos que ainda não foram regularizados é de 14.646.

Prazo para licenciar veículos com placa final 0 se encerra no próximo dia 29 (Foto: Divulgação/Detran-AM)

Não realizar o licenciamento anual pode gerar multa e perda de pontos na CNH (Foto: Divulgação/Detran-BA)

Saiba como pagar o licenciamento e regularizar a situação do veículo

Caso o pagamento não seja efetuado até o dia do vencimento, o condutor terá que pagar uma multa por atraso, no valor de R$ 293,47, e o proprietário ainda perde sete pontos na CNH. Além disso, o veículo fica passível de ser removido em blitz policial.

Após o pagamento em atraso, o proprietário também precisará fazer a vistoria do veículo para conseguir obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), que é obrigatório para trafegar. 

O licenciamento se baseia na quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de eventuais multas, caso o veículo as tenha. Desde o ano passado, o pagamento do Seguro Obrigatório DPVAT foi suspenso pelo Governo Federal.

Prazo para licenciar veículos com placa final 0 acaba em breve

Pagamento do licenciamento anual pode ser feito em até 12x (Foto: Divulgação/Detran-RJ)

Para pagar o licenciamento, o usuário pode optar pelo boleto bancário ou cartão de crédito. Caso seja no cartão, o serviço deve ser feito por meio de uma das financeiras credenciadas no Detran-AM. Elas podem parcelar em até 12 vezes.

O órgão de trânsito ressalta que, além do desconto habitual do IPVA para quem paga o tributo adiantado, em 2022 os usuários passaram a contar com um novo desconto de 20% no valor total do imposto.

Dívida ativa

Para os proprietários de veículos que estão em atraso há mais de dois anos, é importante consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para verificar se a dívida do IPVA não foi incluída na Dívida Ativa Estadual. Se isso ocorreu, o licenciamento em atraso deve começar pela PGE, que tem condições específicas de pagamento. O atendimento para Dívida Ativa de veículos pode ser feito via WhatsApp.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA