Prazo máximo para ter a primeira CNH ao iniciar o processo: reveja novas regras

Programa CNH Social 2022
Ilustrativa (Foto: Freepik)

Com o retorno das atividades antes paralisadas por conta da pandemia, desde o dia 1º de janeiro, o Contran reestabeleceu o prazo máximo de 12 meses para finalizar o processo da emissão da primeira CNH. Veja os detalhes.

cropped-clinica-car-cnh.jpg
Primeira CNH (Foto: Divulgação)

Primeira CNH: prazo de 12 meses volta a valer

Com a paralisação de muitas atividades presenciais durante o período de pandemia, consequência do COVID-19, o prazo para finalizar o processo estava suspenso pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

No entanto, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, através da Deliberação Contran nº 248/21, publicada no Diário Oficial da União, o prazo máximo de 12 meses para concluir todo o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), voltou a valer.

VEJA TAMBÉM

Pela decisão do Contran, quem tinha processo ativo até 31 de dezembro de 2021, agora terá até 31 de dezembro de 2022 para conclui-lo.

O processo para tirar a primeira CNH

Atualmente, o processo para requerer a carteira de habilitação inclui exames de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova.

Na etapa seguinte, é preciso fazer um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.

Autoescolas também recebem novo prazo máximo referente ao tempo de uso dos automóveis

O Contran também prorrogou, por um ano, contado desde 3 de novembro de 2021, os prazos para uso dos veículos de aprendizagem em centros de formação de condutores.

Pelas regras, os veículos utilizados por autoescolas devem ter tempo máximo de uso. Na categoria A, por exemplo, o prazo é de cinco anos, excluído o ano de fabricação. Para a categoria B, o prazo é de até oito anos, sem contar o ano de fabricação.

Veja o que muda a partir da nova CNH 2022
(Foto: imagem ilustrativa)

Nova CNH começa a valer em junho

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ter cara nova a partir deste ano. As informações foram anunciadas ainda no início de 2022 e visam trazer mais segurança, modernidade e requisitos internacionais, ao documento. O Contran aprovou mudanças que começam a valer a partir do dia 1 de junho.

É válido ressaltar que, ainda conforme o Contran, a substituição não será obrigatória e ocorrerá de forma gradual para as novas habilitações e à medida que os condutores renovem a segunda via.

As adequações buscam aproximar ainda mais o documento aos padrões internacionais. As alterações estão previstas na Resolução 886, de 13 dezembro de 2021.

“A nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais.

Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Com isso, quem iniciou o processo de habilitação e irá finaliza-lo após o dia 1º de junho, já receberá o documento atualizado e em novo formato.

Nova CNH começa a valer a partir de 1º de junho
Nova CNH começa a valer a partir de primeiro de junho (Foto: divulgação)

Com informações de Agência Brasil e Contran

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar