Tags

Notícias

Postura para dirigir: dicas ajudam a evitar dores e desconfortos

Créditos: Foto: Pixabay
27 agosto, 2019
Da Redação, com assessoria

Dores na coluna são comuns em pessoas que trabalham muito tempo sentadas. Motoristas de ônibus, caminhão, táxi e aplicativos compõem esse grupo. Eles precisam se cuidar para que a postura errada enquanto dirigem não se transforme em um problema de saúde.

LEIA MAIS: Toyota aposta em carros elétricos para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Recall da Audi chama Q3 e RSQ3 por problema no software de comando das setas dianteiras

O médico Alexandre Fogaça Cristante, especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), participou da série educativa #PerguntaProDetran e deu dicas valiosas para os motoristas prevenirem as dores e os desgastes do sistema locomotor.

Segundo o médico, entre os fatores que predispõem os motoristas a terem problemas na coluna estão o fato de ficarem muito tempo no trânsito e o impacto da trepidação.

Dicas sobre postura para dirigir

1. Realizar atividades físicas para fortalecer a musculatura abdominal e a paravertebral e, assim, dar suporte à coluna;

2. Manter o peso saudável;

3. Fazer intervalos de duas em duas horas para alongar o corpo;

4. Sentar com as costas apoiadas, o quadril dobrado em quase 90 graus e o joelho dobrado em 60 graus;

5. Ajeitar a altura para que o olhar no horizonte fique reto;

6. Regular a altura do volante na altura dos ombros.

No início, as dores no sistema locomotor costumam ser de natureza muscular e aparecem na cervical, na região dorsal, na lombar, eventualmente irradiada para os braços e pernas. Nesses casos, a simples mudança de hábitos pode resolver.

Segundo o médico, cronicamente, o problema deixa de ser muscular e a pessoa passa a ter desgaste nos discos, que são como amortecedores entre as vértebras. Ela também pode ter problemas na junta das vértebras, chamado de artrose. Nesses casos, é necessário procurar atendimento médico, fazer uma avaliação e, eventualmente, exames para o diagnóstico. O tratamento, na maioria das vezes, é a reabilitação: fisioterapia, depois introdução a uma prática esportiva, de preferência sem muito impacto.

Placas de trânsito

Agora que você já sabe como cuidar de postura ao dirigir, teste seus conhecimentos sobre o significado das placas de trânsito:

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.