Posso viajar com carro somente com a Nota Fiscal do veículo?
Posso viajar com carro somente com a Nota Fiscal do veículo? Sim e Não, veja em quais os casos é possível transitar sem a placa.
Sim e não. SIM, se a viagem for do local em que a nota fiscal do veículo for emitida até o município em que ele será registrado. E NÃO, se a viagem for realizada para passeios, por exemplo.
Além disso, há um período para realizar a viagem para o emplacamento e só vale para veículos zero recém adquiridos. Entenda!
Posso viajar com carro somente com a Nota Fiscal do veículo?
De acordo com a legislação, é possível circular apenas com a nota fiscal do veículo por até 15 dias corridos a partir da data de emissão da nota.
O Garagem360 ressalta a importância de realizar o emplacamento antes de viajar, uma vez que algum imprevisto pode ocorrer e distante de casa fica mais complicado regularizar a situação.
Muitas concessionárias já oferecem esse serviço para que o cliente saia da loja com o automóvel devidamente legalizado. No entanto, há pessoas que preferem emplacar por conta própria justamente para rodar sem a placa.
Porém, há uma série de regras para transitar nessas condições:
- O carro sem placa pode transitar no trajeto entre a concessionária e o município onde será registrado.
- Não é possível conduzir o veículo durante a noite, aos finais de semana e feriados, períodos em que não há funcionamento do Detran ou demais órgãos responsáveis pelo emplacamento.
- Enquanto as placas não estiverem prontas, o condutor deve levar consigo a nota fiscal. Em caso de blitz ou para policial, é necessário apresentar o documento para evitar punições.
Cuidado, pois passado o prazo estabelecido não tem desculpa. Transitar com o veículo sem placas ou em condições fora das permitidas é considerado infração gravíssima.
O condutor recebe multa de R$ 293,47 e 7 (sete) na CNH e o veículo apreendido até a regularização.
E quem tiver a placa furtada ou perdê-la?
Em caso de roubo, furto ou perda da placa do veículo (em uma enchente, por exemplo) não pode circular com o veículo até regularizar a situação.
Além disso, o proprietário deve agir com rapidez, uma vez que pessoas mal intencionadas podem utilizar a placa de forma indevida. Portanto, use a internet ou vá até a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência.
Após o registro do boletim, solicite uma nova via das placas ao Detran do estado em que o veículo for registrado em até 5 dias.
Por fim, em caso de multa, o condutor pode recorrer em situações excepcionais como roubo da placa em viagens, uso do veículo para emergência médica, entre outras justificativas.
Veja também: Quanto tempo depois é seguro dirigir após ingerir álcool?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.