Posso usar escapamento esportivo no carro? Saiba o que diz a lei!

O que é mais importante para você em um carro? Muitas pessoas consideram a parte estética do carro bastante importante e fazem de tudo para seu veículo ficar bonito, fazendo o uso diversos acessórios diversos. O escapamento esportivo é um deles.

Além de deixar o carro com outra aparência, a peça tem importante função de melhorar o fluxo de gases emitidos pelo motor . Mas, o que a lei diz sobre usar escapamentos esportivos? Isso vamos descobrir agora!

 

escapamento esportivo
Foto: Pixabay.com

O que são escapamentos esportivos?

Primeiramente, precisamos entender o que diferencia este tipo de escapamento da peça original. Afinal, elas possuem diferenças importantes. Normalmente, o escapamento já tem um papel muito importante em um carro.

Localizado na parte traseira, ele serve para fazer com que os gases de combustão saiam do veículo. Claro, estes gases são devidamente filtrados. Ele também serve para diminuir a quantidade de ruído produzidos pelo carro.

Enquanto isso, o escapamento esportivo é um pouco diferente. Estas diferenças vão desde conseguir um fluxo melhor dos gases até o aumento de potência do motor. Este conjunto é formado pelas seguintes peças:

  • Coletor de escape
  • Tubo
  • Silenciador
  • Catalisador
  • Abafador
  • Ponteira
Foto: Pixabay.com

Cada um possui sua função neste sistema. Assim como todos os outros acessórios, você deve tomar cuidados antes de usar, certo?

Afinal, posso usar escapamento esportivo no carro? Vamos ver o que diz a lei!

O cuidado deve ter tomado porque o uso de alguns deles são proibidos pela lei. Mas, no caso do uso de escapamento esportivo, não existe uma lei que proíba a sua instalação.

Nem mesmo sua sobre sua modificação. Aliás, este equipamento não consta na Resolução CONTRAN Nº 292 DE 29/08/2008, que mostra os itens permitidos para modificação.

Como fazer, então?

Partindo do fato de que o uso deste tipo de escapamento não está previsto em leis, você deve prestar atenção com relação ao som emitido pelo abafador esportivo.

Isso porque o uso de abafador esportivo pode aumentar a potência do ronco do motor. De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o proprietário do veículo até pode trocar o sistema de escapamento, mas o barulho tem que ficar dentro do nível declarado pela marca do carro.

“Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na Tabela 1.”, diz a Resolução do Comana nº 252, de 01 de fevereiro de 1999 (artigo 5º, parágrafo 1º).

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escapamento esportivo
Foto: Pixabay.com

Limites sonoros

Vale lembrar, também, que existem limites sonoros que os veículos não podem ultrapassar. Eles são definidos de acordo com a potência, aplicação e capacidade de carga do veículo. Ultrapassar estes limites é considerada uma infração grave. Neste caso, o motorista terá que pagar uma multa de R$ 195,23, perderá cinco pontos na CNH e terá seu veículo retido.

Manutenção

escapamento esportivo
Foto: Pixabay.com

E para fazer um papel tão importante de forma eficiente, o escapamento precisa passar por uma boa manutenção. Por isso, é recomendável você seguir algumas dicas para que você não enfrente problemas futuros. Uma delas é não deixar o tanque de combustível esvaziar.

Não forçar o carro pegar no “tranco”,  tomar cuidado com buracos (e lombadas), usar combustível (e lubrificante) de qualidade boa e verificar a presença de ruídos na peça também contribuem para um bom funcionamento.

Uma outro componente importante para o bom funcionamento do escapamento é o catalisador. Isso porque ele tem a função de transformar todos os gases tóxicos do propulsor em gases menos ofensivos. E ele precisa dos redutores funcionando bem. Caso contrário, o motorista pode levar multas.

Com informações e InstaCarro/Minuto Seguros/Azul Seguros

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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