Afinal, posso pagar o Uber na próxima corrida? Veja o que diz a empresa

Posso pagar o Uber na próxima corrida? Veja se a possibilidade é permitida pelas plataformas e como usar.

Posso pagar o Uber na próxima corrida? A opção foi desenvolvida em 2019 com objetivo de ajudar os motoristas que por ventura não têm troco naquele momento. Mas será que funciona? O motorista ganha ou perde com essa possibilidade?

Posso pagar o Uber na próxima corrida?

Sim e não. Você pode até ver alguns tutoriais na internet que ensinam como “pagar na próxima corrida”, mas nem todos os passageiros são “elegíveis” para utilizar o recurso.

Primeiro, trata-se de uma função que deve ser acionada pelo motorista e não pelo passageiro quando ocorre problemas como falta de troco ou o cartão não aprova a corrida.

É importante ressaltar que a opção é limitada, ou seja, você não pode fazer isso sucessivas vezes.

Além disso, os motoristas podem escolher  se aceitam a corrida nessa alternativa e o Uber pode desabilitar essa opção para determinados motoristas ou em determinadas situações.

Por ser um assunto polêmico e que rende diversas reclamações tanto dos passageiros, quanto dos motoristas, o Garagem360 entrou em contato com a empresa para esclarecer o assunto. Em nota a Uber revela que:

“A Uber esclarece que não existe função de “pagar na próxima”. O app apenas permite que o motorista informe situações em que o usuário não honrou o pagamento da viagem, o que vai gerar um débito na conta do usuário, ou quando o parceiro não possui troco disponível.

Deste modo, o recurso foi criado para ajudar os motoristas parceiros e não incentivar que usuários deixem de pagar viagens. Como em qualquer outro serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento pode levar ao bloqueio da conta do usuário.

A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar uma viagem e reportar ao suporte caso não se sintam confortáveis com alguma situação.” Finaliza a empresa.

Motorista vai receber normalmente - Foto: Freepik

Motorista vai receber normalmente – Foto: Freepik

A polêmica do pagamento na próxima corrida

Ocorre que, de acordo com o contrato de prestação de serviços, firmado entre a plataforma e o motorista, o motorista é o único responsável pelo recebimento dos valores pagos pela corrida. 

Quando a plataforma habilita a opção de “Pagar na Próxima Viagem” essa obrigatoriedade passa a ser dela e não do motorista.

Ainda assim, há motoristas que não aceitam a alternativa e perguntam antes do passageiro embarcar se ele vai pagar na hora. Se houver negativa, cancelam a corrida sem nem chegar ao ponto de embarque. 

Para evitar quaisquer problemas, o ideal é agir com honestidade e solicitar o serviço apenas quando houver meios de pagamento. Caso o mesmo seja feito em dinheiro, a dica é perguntar ao motorista antes da viagem inciar se ele tem troco para o valor em questão.

Como pagar o Uber na próxima corrida?

Como você viu, a Uber possui uma funcionalidade que permite pagar uma corrida na próxima viagem se o passageiro não tiver dinheiro suficiente para pagar no momento. Esta opção está disponível apenas para pagamentos em dinheiro e somente para motoristas elegíveis. 

Para usar esta funcionalidade, o motorista deve:
  1. No final da corrida, selecionar “receber dinheiro”
  2. Tocar em “ver mais”
  3. Selecionar a opção “o cliente não pagou nada” ou “o cliente só pagou parte do valor”
  4. Encerrar a corrida

Quando o passageiro utilizar o aplicativo novamente, ele será notificado de que há um pagamento pendente e poderá quitá-lo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA