Porta dupla da GM permite acelerar a recarga de carros elétricos
A GM registrou uma patente de portas de carregamento dupla. O equipamento pode ser útil para aumentar a velocidade de carregamento.
O número de opções e de vendas de carros elétricos vem crescendo em todas as partes. Com isso, as montadoras começam a procurar por soluções para melhorar a vida dos motoristas. A GM registrou a patente de uma porta de carregamento dupla para carros elétricos. O equipamento pode ser útil para aumentar a velocidade de carregamento.
Veja aqui mais detalhes da porta dupla registrada pela GM
A informação é do site especializado Green Car Reports. De acordo com ele, a patente desta solução foi registrada no United States Patent and Trademark (USPTO) recentemente. O projeto trata-se de uma segunda porta de carregamento de baterias. Normalmente, os carros elétricos só possuem uma porta.
Esta mudança poderia ser útil para alguns veículos do grupo. Afinal, com o carregamento duplo, o tempo que os motoristas levam para carregar seus veículos 100% elétricos diminuiria. Um bom exemplo disso é o que pode acontecer com o GMC Hummer EV. As baterias (de 24 módulos) deste SUV estão dividas em pacotes de camada dupla.
No caso, suas conexões podem ser em série ou em paralelo. Ao adicionar esta nova porta, uma das portas permitiria um carregamento de 400V ou 800V. Já a segunda permitira uma carga de 400V. É possível ainda carregar os dois pacotes ao mesmo tempo usando 800V fazendo uma conexão em série.
Uma outra possibilidade seria carregar as duas baterias em 400V ao mesmo tempo (dois carregadores). No caso, o controlador faria em paralelo. Uma outra vantagem aqui é o carregamento duplo. Ou seja, carregar o veículo em 800V e carregar, com uma potência de 400V, um outro equipamento elétrico ou até mesmo outro carro elétrico.
Não há uma certeza de lançamento
Um dos projetos patenteados mostram que as portas ficariam lado a lado. Lembrando que outros carros já possuem duas portas de carregamento. No entanto, este projeto seria inovador pelo fato das portas poderem atuar ao mesmo tempo.
Um ponto importante é que o fato das patentes estarem registradas não significa necessariamente que General Motors (GM) irá lançar o projeto. Em muitos casos, as empresas fazem isso para não lançarem cópias. Mas seria uma solução interessante.
Até porque a expectativa é que alguns carros venham equipados com este sistema de baterias Ultium. Um deles é a nova Chevrolet Silverado EV. O modelo chegará ao mercado dos Estados Unidos em 2023 e será feita na fábrica Factory Zero.
Seu motor poderá render mais de 670 cv de potência e mais de 100 kgfm de torque. Já a sua autonomia estimada é de 640 km.
Planos de eletrificação da General Motors
Com o crescimento do mercado de carros elétricos, as marcas começaram divulgar suas estratégias para os próximos anos. E com a General Motors não foi diferente. No ano passado, ela anunciou que o investimento em carros elétricos iria passar para US$ 35 bilhões entre os anos de 2020 e 2025.
Ela pretende se tornar a principal referência do mercado de carros elétricos na América do Norte. Além de ser líder global em tecnologia de bateria e célula de combustível.
Com informações de USPTO/Green Car Reports
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.