Porsche vai produzir componente essencial para carros elétricos
A Porsche anunciou na última segunda-feira (21) uma pareceria com a Customcells para produzir células de baterias de alto desempenho.
Uma das marcas mais amadas pelos fãs de automóveis está cada vez mais engajada no mercado de carros elétricos, que não para de crescer em todo o mundo. A Porsche anunciou na última segunda-feira (21) uma pareceria com a Customcells para produzir células de baterias de alto desempenho para seus carros eletrificados.
Porsche e a produção de células
Elas serão fabricadas no Centro de Desenvolvimento de Weissach, localizado na cidade de Tubingen, perto de Stuttgart, onde fica a sede da companhia. A Porsche tem uma participação majoritária em 83,75% do local e, provavelmente, será lá que serão fabricadas as baterias.
“A célula de bateria é a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, a Cellforce Group será fundamental para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e as vendas de células de bateria de alto desempenho,” diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche. “Esta joint venture nos permite nos posicionar à frente, na corrida mundial, pelo desenvolvimento da célula de bateria mais potente e torná-la o elo entre a experiência de direção inconfundível da Porsche e a sustentabilidade. É assim que moldamos o futuro do carro esportivo.”.
Ainda de acordo com a montadora, algumas características tornam a célula de bateria produzida pela Cellforce especiais. A nova química reduz a resistência interna da bateria. Isso faz comque ela absorva mais energia durante a recuperação de energia e, ao mesmo tempo, ofereça melhor desempenho para o carregamento rápido. Além disso, a Porsche explica que ela pode suportar bem altas temperaturas.
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Para o CEO da Customcells Tonge Thönnessenn, a expectativa é atingir uma capacidade anual mínima de 100 MWh, que é o equivalente a baterias de alto desempenho capazes de equipar 1.000 veículos por ano.
Thönnessenn ainda diz que com este acordo com a montadora, a Customcells poderá desenvolver células de baterias destinadas às aplicações mais exigente. Ou seja, a empresa também atingiria um dos objetivos dos fundadores. A empresa foi fundada em 2012 e sua sedes estão em Itzehoe (Schleswig-Holstein) e em Tübingen (Baden-Württemberg).
Linha atual
Vale lembrar que, atualmente, apenas o Taycan possui um motor 100% elétrico. E ele traz características técnicas de pistas de corridas do vencedor da Le Mans, o Porsche 919 Hybrid. Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche garante que continuará antes testes das células de bateria nas diversas competições do automobilismo que a marca participa.
Já a linha Cayenne e Panamera possuem o sistema Plug-In Hybrid. Dessa forma, é possível conduzir os veículos usando o modo 100% elétrico, mas há um motor a combustão.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.