Porsche Taycan 2021: os detalhes do elético de alto desempenho
Disponível em quatro opções de acabamento, o Porsche Taycan é a perfeita mistura entre motorização consciente, luxo e esportividade
É possível juntar desempenho, um motor eficiente e sofisticação em um só carro? O Porsche Taycan 2021 é um dos veículos que mostram que sim. Oferecido em quatro configurações diferentes, o três volumes foi projetado para ser o primeiro modelo 100% elétrico da fabricante. Se você, fã de velocidade, gostaria de comprar um carro com bastante espaço interno, ele pode ser a opção ideal.
Porsche Taycan 2021
Sua apresentação ocorreu durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, cidade localizada na Alemanha, em outubro 2019. Ele foi produzido com base no projeto Porsche Mission E. Aqui no Brasil, ele é vendido desde 2020. Seu visual é a mistura de um sedã e um cupê. Sua distância entre-eixos é de 2.900 mm, o que garante um ótimo espaço interno.
Na linha 2021, ele é vendido em quatro versões diferentes e cada uma possui sua característica. A mais “básica” está custando a partir de R$ 573.461 e é um pouco mais “lento” que seus irmãos. Seu motor tem potência máxima de 408 cv e torque máximo de 345 Nm no modo overboost (476 cv e 357 Nm, bateria Perfomance Plus). A transmissão automática de duas velocidades instalada na tração traseira está disponível.
Já o modelo 4S (R$ 649.398) tem 571 cv de potência. Aqui já é possível encontrar o câmbio automático de três velocidades (uma instalada na frente e duas atrás).
Enquanto isso, o Taycan Turbo (a partir de R$ 891.354) pode gerar 680 cv. Por fim, a versão top de linha Turbo S pode chegar a incríveis 761 cv e tem preço sugerido de R$ 1.042.201. Essa última tem um visual mais esportivo, pode acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 2,8 segundos e concorre só com o Tesla Model S.
Bateria
De acordo como a Porsche, os modelos básico e 4S usam uma bateria de 79,2 kWh. Já o modelo Turbo e Turbo S usam a de 93,4 kWh. Essa última se chama Perfomance Plus e é opcional nas duas versões mais em conta.
Eles possuem os seguintes dados de autonomia:
- Básico e 4S: até 431 km com Bateria Perfomance e 484 km com bateria Perfomance Plus
- Turbo: 450 km
- Turbo S: 412 km
Na hora de carregar, você pode usar tomadas comuns usando o moderno Mobile Charger. Se você preferir, algumas localidades (como São Paulo) possuem estações de recarga rápida. Neles, a bateria pode chegar a 80% de energia em 22,5 minutos. Já com os carregadores AC de 11 ou 22 kW, a duração pode ser de até 9 horas.
Conforto e segurança
Desde os tempos áureos, sistemas que mantém os ocupantes seguros e acabamento interno refinado andam juntos na Porsche. E o Taycan traz vários motivos para acreditar que esse casamento irá durar muito. Destaque controle de cruzeiro adaptativo, sistema de ativa de controle de faixa, assistente para ponto cego, assistência de estacionamento ativo. Entretanto, você terá que desembolsar um dinheiro a mais por alguns deles.
De série, a versão de entrada traz ar-condicionado de quatro zonas, oito airbags, bancos com ajustes elétricos, sistema Park Assist, câmera de ré, direção assistida, roda 19″, suspensão em aço, sistema de monitoramento de pneus, freios multi-colisão, maçanetas retrateis, difusor em preto, sistema de aerodinâmico ativo, sistema de acesso keyless, faróis em LED com PDLS. assistente de manutenção de faixa, sistema de aviso e frenagem de emergência, sistema de abertura de garagem Homelink, sistema multimídia Porsche Communication Management com tela 10,9″, entradas USB, interface USB, sistema de áudio com 10 alto-falantes.
Já o Porsche Taycan 4S adiciona o sistema de som Bose e câmbio de três velocidades.
Com um motor mais potente, a configuração Turbo pode oferecer alguns itens interessantes, como por exemplo: Porsche Torque Vectoring, aquecimento dos bancos, faróis em LED Matrix, e revestimento Race-Trex.
Por fim, a versão top de linha e mais veloz traz como exclusividades os bancos esportivos adaptáveis, volante multifuncional GT, pacote interior em carbono, Porsche Ceramic Composite Brake e pacote interior em carbono.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.