Porsche Panamera: tudo sobre um dos sedãs mais rápidos do Brasil

Os superesportivos da Porsche sempre aparecem na lista dos carros mais rápidos do mundo. Nas seleções dos mais desejados pelo público também. Mas existe um modelo de outra categoria que se destaca também por ser bastante confortável. Estamos falando Porsche Panamera – um dos sedãs mais rápidos do Brasil. Este sedã pode entregar um alto nível de sofisticação, vários equipamentos interessantes e um motor poderoso.

Porsche Panamera (Foto: Divulgação/Porsche)

Veja todos os detalhes do Porsche Panamera

Já faz um tempo que ele é fabricado pela empresa de Stuttgart. O modelo surgiu originalmente em 2009 e surpreendeu a todos os fãs de automóveis do mundo. Principalmente os fãs da montadora alemã. Mas ele segue firme e cada vez mais moderno. A atual geração surgiu em 2016. Depois disso, o carro ainda ganhou uma versão chamada Sport Turismo. Enquanto isso, em 2020, o carro passou por uma reestilização.

Mas nos concentraremos hoje no modelo três volumes. Ele é fabricado sobre a plataforma do grupo Volkswagen chamada MSB. Além do Porsche Panamera E-Hybrid e do Panamera Sport Turismo, outros dois carros bastante luxuosos e sofisticados que usa a mesma base. Estamos falando dos Bentleys Continental GT e o Flying Spur. O Panamera sedã mede 5.049 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura.

Porsche Panamera (Foto: Divulgação/Porsche)

O modelo está sendo oferecido em três versões diferentes. O Panamera 4 E-Hybrid está custando a partir de R$ 649 mil. Enquanto isso, o modelo intermediário (4S) tem preços a partir de R$ 749 mil. A versão mais cara se chama apenas S e está custando a partir de R$ 1.139.000. Este carro concorre em uma categoria onde seus rivais também são sedãs de alto-desempenho e sofisticados.

Porsche Panamera possui um design bastante elegante

A atual geração do Porsche Panamera possui um design bastante elegante. Suas linhas realmente lembram muito as do cupê 911. E no lado de fora já podemos ver alguns itens bastante interessantes. Todas as versõs trazem faróis em LED de série, por exemplo. Só que a versão S traz um sistema de antiofuscamento Porsche Dynamic Light System. As rodas Turbo Design de 21 polegadas estão disponível em todas as versões.

Alguns detalhes mostram que ele tem um ar esportivo. As entradas de ar na região do para-choque dianteiro é um deles. Enquanto isso, na traseira pode contar com um aerofólio retrátil, que pode ajudar a aerodinâmica do carro. Já as lanternas estão separadas por uma barra vermelha.

Porsche Panamera (Foto: Divulgação/Porsche)

Lembrando que o cliente da Porsche consegue adicionar uma série de detalhes em seu veículo. Dentre eleas, destaque para os faróis em LED Matrix, apliques das entrada de ar em carbono e o Pacote SportDesign em carbono.

Interior do Porsche Panamera; um dos sedãs mais rápidos do Brasil

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Porsche Panamera (Foto: Divulgação/Porsche)

O lado interno do Porsche Panamera E-Hybrid é uma mistura de conforto, tecnologia e luxo. No primeiro caso, o carro entrega um bom espaço para todos os ocupantes. Ele tem um entre-eixos de 2.950 mm. Já o porta-malas tem espaço para 403 litros. Agora, pensando em itens tecnológicos, os carros trazem como principal destaque é central multimídia Porsche Communication Management.

Ele possui interface para conexão de celulares da Apple.O Porsche Connect também pode surpreender. O motorista pode contar ainda com um cluster, que mistura elementos analógicos e digitais, e o Head-Up display. Este Porsche ainda vem de série desde a versão mais barata com direção assistida, ar-condicionado de quatro zonas, 10 airbgas, sistema de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, bancos confort com ajustes elétricos, Park-Assist com câmera de ré, sistema de som Bose, sistema keyless e entre outros.

Porsche Panamera (Foto: Divulgação/Porsche)

O teto solar panorâmico também está disponível. Enquanto isso, o modelo mais caro traz ainda bancos esportivos com ajustes elétricos, ventilação nos bancos, pacote de interior em carbono e entre outros. Ou seja, um interior bastante refinado. Claro, os clientes podem adicionar alguns mimos em seu carro.

Conjunto mecânico de sedãs mais rápidos do Brasil, o Porsche Panamera

Foto: Porsche

Porsche Panamera (Foto: Divulgação/Porsche)Mas talvez um dos grandes destaques deste bólido, fabricado na cidade de Leipzig, na Alemanha, esteja sobre o capô. Cada modelo está equipado com um sistema híbrido diferente. O Porsche Panamera 4 E-Hybrid traz motor 2.9L V6 biturbo (330 cv de potência máxima e 450 Nm de torque máximo) e um motor elétrico (136 cv de potência). A potência combinada aqui é de 462 cv e o torque combinado é de 700 Nm.

Já o Panamera 4S vem com um motor 2.9L biturbo (440 cv de potência e 550 Nm de torque) em um motor elétrico (136 cv de potência). Neste caso, o sistema híbrido gera uma potência combinada de 560 cv e um torque combinado de 750 Nm. Agora falaremos do Panamera S. Ele traz um poderoso motor 4.0L V8 biturbo (570 cv de potência e 770 Nm) e um motor elétrico (136 cv de potência).

Ele pode produzir uma potência combinada de 700 cv e um torque combinado de 870 Nm. O modelo top de linha pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos (com o Sport Chrono) e atingir uma velocidade máxima de 315 km/h. Em todos os casos, o carro estará usando uma transmissão PDK de oito velocidades. Estamos falando aqui de três carros Plug-In Hybrid. Ou seja, eles podem andar somente com o motor elétrico. Veja abaixo a autonomia de todos eles:

4 =  até 56 km (ciclo WLTP)

4S = até 53 km (ciclo WLTP)

S = até 50 km (ciclo WLTP)

 

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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