Porsche Classic constrói 911 clássico com peças genuínas

A Porsche Classic recriou o último 911 Turbo com motor resfriado a ar. Isso 20 anos depois do final da produção em série do modelo.

A Porsche Classic recriou o último 911 Turbo com motor resfriado a ar. Isso 20 anos depois do final da produção em série do modelo. O design da geração 993 do esportivo é baseado numa carroceria original e ele foi pintado na cor Amarelo Dourado Metálico, que remete ao 911 Turbo S Exclusive Series 2018.

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As rodas pretas também ganharam detalhes na cor da carroceria. Já os bancos e acabamento interno são pretos, com detalhes também em amarelo dourado. A carroceria traz as características tomadas de ar laterais do 993 Turbo que, em 1998, eram oferecidas como opcionais.

Desenvolvendo 456 cv, o clássico carro esportivo celebrará sua estreia mundial na Porsche Rennsport Reunion em Laguna Seca, nos Estados Unidos. O item de colecionador, para uso restrito em pistas privadas, será leiloado pela empresa RM Sotheby’s no Porsche Experience Center em Atlanta, no dia 27 de setembro. O resultado da venda será doado à Fundação Ferry Porsche, uma organização não-lucrativa criada este ano para marcar a comemoração dos 70 anos da marca alemã.

Porsche 911 clássico

Os especialistas da Porsche Classic propuseram a ideia de construir um veículo completamente novo baseado numa carroceria genuína tipo 993 existente. Eles contaram com uma seleção de mais de 6.500 peças genuínas que a divisão oferece com exclusividade para os modelos dessa geração.

No total, há cerca de 52 mil peças em estoque e que podem ser obtidas através dos Porsche Classic Partners e Porsche Centers ao redor do mundo para reparar e restaurar carros clássicos da empresa.

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A construção do veículo inédito levou aproximadamente um ano e meio. A carroceria passou inicialmente pelos processos de proteção contra corrosão e de pintura aplicados atualmente aos veículos de produção em série. O clássico foi então montado e regulado por especialistas na oficina de restauração da Porsche em Stuttgart.

Um motor boxer de seis cilindros biturbo de 3,6 litros inteiramente novo foi instalado no carro, proporcionando o desempenho que o veículo tinha originalmente, quando foi produzido em série. A transmissão manual e a tração nas quatro rodas também foram obtidas entre a gama de peças genuínas oferecidas pela divisão de clássicos. O número do chassi, estampado manualmente, segue o do último modelo produzido em série do 993 Turbo, que saiu da linha de produção em 1998.

Os elementos internos e externos foram coordenados pelos especialistas da Porsche Exclusive Manufaktur, que foram responsáveis por criar a série 911 Turbo S Exclusive de 2018, limitada mundialmente a 500 unidades. Para complementar esses itens, os designers da Style Porsche trabalharam na graduação das cores e posicionamento dos emblemas, além de outros detalhes internos.

Geração 993

O 993 foi o último modelo da linha 911 a utilizar um motor a ar. Porém, essa geração trouxe algumas inovações. Ele foi o primeiro a apresentar um chassi de alumínio reprojetado. A versão Turbo desse modelo também foi a primeira com motor biturbo, que o tornou o carro de série com o trem de força com menor índice de emissões do mundo em 1995.

A parte dianteira é mais baixa que a dos primeiros modelos 911, graças à mudança dos faróis redondos para os polielipsóides. As rodas de alumínio com raios ocos,foi outra inovação presente na versão 911 Turbo com tração integral. Foram construídas apenas 345 unidades do 911 Turbo S, com seu motor de alto desempenho de 456 cv.

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Erica Franco
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