Porsche confirma a chegada de novo SUV elétrico de última geração

A Porsche confirmou oficialmente que está trabalhando em um novo SUV elétrico de última geração, que será lançado após o Macan elétrico.

A Porsche está trabalhando em um novo SUV elétrico de última geração, confirmou oficialmente a montadora de luxo durante sua coletiva de imprensa anual na última segunda-feira (13). O veículo elétrico (EV)  que ainda não tem nome será o quarto na linha atualizada de EVs da empresa, que inclui um Macan elétrico para 2024, seguido por uma versão elétrica do 718 de dois lugares e uma versão totalmente elétrica Cayenne.

Saiba mais sobre o novo SUV elétrico de última geração da Porsche

Porsche Cayenne será o primeiro SUV da marca a ganhar uma versão 100% elétrica, ainda neste ano (Foto: Divulgação/Porsche)

Notícias sobre um novo SUV elétrico topo de linha da Porsche vinham circulando nos últimos meses, e agora a marca alemã confirma que um novo modelo será lançado entre o final de 2024 e o início de 2025. Na coletiva de imprensa, a Porsche exibiu uma imagem do futuro carro coberto por uma capa (a mesma que ilustra o início desta reportagem).

O SUV elétrico será posicionado como um modelo de desempenho acima do Cayenne e será baseado na nova plataforma de veículo elétrico SSP Sport, desenvolvida pela Porsche. A Volkswagen, dona da marca Porsche, vinha desenvolvendo a nova plataforma SSP para suceder a sua plataforma MEB. Mas o processo foi atrapalhado por problemas de software, causando um atraso no “Projeto VW Trinity”  que seria o veículo de estreia dessa plataforma.

Relatos na imprensa internacional sugerem que o novo SUV da Porsche será um grande veículo com sete lugares que, assim como o Cayenne, seria atraente para quem procura um veículo familiar ultra-luxuoso. 

Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche, afirmou que o novo SUV terá uma “experiência completamente nova” no interior, terá funções de direção automatizada e seu exterior apresentará “o típico flyline da Porsche” – como é definido o design esportivo das linhas do teto que “escorregam” até a traseira, como pode ser claramente visto, por exemplo, no Porsche Taycan. Blume também é, desde o ano passado, o novo CEO do Grupo Volkswagen.

Novo SUV apresentará o mesmo “flyline” visto no Porsche Taycan (Foto: Divulgação/Porsche)

Atualmente, a Porsche colocou o seu foco na produção de SUVs elétricos, o que se explica pelos lucros crescentes no segmento, principalmente nos mercados dos EUA e da China. O Macan disputa no segmento de SUVs compactos; o Cayenne, que já tinha opções híbridas, se enquadra na categoria de SUVs médios; agora, o novo SUV preencherá a categoria superior.

Outras montadoras de luxo, como Mercedes-Benz e BMW, também diversificaram suas ofertas de SUVs totalmente elétricos. A Mercedes-Benz tem uma versão SUV de seu sedã EQS e está lançando a versão SUV do EQE ainda neste ano. Enquanto isso, a BMW tem no iX um competidor de alta tecnologia e também tem um modelo M60 com mais desempenho.

A Porsche também anunciou que planeja entregar mais de 80% de seus novos veículos totalmente elétricos até 2030. O único veículo totalmente elétrico da Porsche disponível para compra hoje é o sedã esportivo Taycan, que, como o Modelo S da Tesla, está começando a ficar um pouco obsoleto em comparação com o resto da concorrência.

Porsche registra vendas e lucros recordes em 2022

A Porsche experimenta, atualmente, o momento de maior sucesso comercial de sua quase centenária história. No ano passado, a montadora registrou um lucro operacional de € 6,8 bilhões (R$ 38 bilhões), alta de 27,4% frente ao obtido em 2021. A receita de vendas do grupo, neste período, passaram para € 37,6 bilhões (R$ 210,7 bilhões), com incremento de 13,6%. O retorno operacional sobre as vendas subiu de 16% para 18%.

Na coletiva de imprensa, Blume ressaltou que, mesmo em condições difíceis, incluindo lobais na cadeia de suprimentos (a crise dos semicondutores), este foi, de longe, o resultado mais forte alcançado na história da Porsche.

Após realizar IPO em setembro, o maior da Europa em termos de valor de mercado, a montadora iniciou, neste ano, seu ambicioso programa Road to 20, com o qual projeta retorno operacional sobre as vendas de mais de 20% no longo prazo.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile