Porsche coloca fim em variante de modelo tradicional, “ninguém quis”

A Porsche Panamera Sport Turismo foi descontinuada e, quem sabe, surpreendeu alguém. Afinal, este modelo não conseguiu emplacar vendas significativas, e seu tempo entre os modelos da marca já estava contado. Todos os detalhes dessa trama vamos ver agora, assim como o futuro da linha como um todo.

Carro Porsche Panamera Sport Turismo

 

O modelo perua do Panamera não verá a luz do dia novamente (Imagem: Divulgação/Porsche)

Porsche Panamera Sport Turismo é descontinuada pela marca

Recentemente, a Porsche revelou o Panamera 2024, uma atualização aguardada de sua linha sedan. Entretanto, uma outra notícia foi quente para quem acompanha os lançamentos da marca: a descontinuação da versão perua, conhecida como Sport Turismo.

A Porsche justificou a decisão de interromper a produção desta versão. O principal motivo apontado foi seu papel secundário nos principais mercados da marca, especialmente na China e nos EUA. Assim, estas vendas fracas acabaram por não justificar sua renovação.

As informações foram dadas por um porta-voz da marca em entrevista para a Automotive News Europe.

O que levou a Panamera Sport Turismo a ser descontinuada?

  • Por mais que não tenhamos um relato detalhado do que levou a essa descontinuação, uma suposta taxa de aceitação inferior a 10% pode ter sido seu motivador.

  • Isto corrobora a fala do representante da Porsche. Afinal, nenhum produto sobrevive sem que o público demonstre interesse mínimo.

  • A fabricante deixou claro que não há planos para uma nova geração da perua, mesmo no futuro. Assim, o Panamera agora estará disponível apenas como um sedã, com a versão Executive.

  • Esta contará com um entre-eixos alongado, garantindo uma segunda fileira de bancos mais luxuosa e espaçosa. Esta decisão de design visa atender os mercados-chave citados acima.

  • Ou seja, mesmo com o modelo perua descontinuado, ainda é possível ver sua influência naquele que continuará no que tange espaço interno.

Veja também: Porsche lança a variante S do Cayenne E-Hybrid

Novo Panamera terá versões híbridas, mas nenhuma 100% elétrica

Carro Porsche Panamera 2024

 

A versão sedã do Panamera ainda está de pé e vem com tudo (Imagem: Divulgação/Porsche)
  • A nova geração do Panamera já teve boas informações reveladas. A Porsche confirmou, por exemplo, que o modelo continuará a ser alimentado por motores de combustão. Além disso, serão disponibilizadas quatro variantes híbridas plug-in.

  • No entanto, a Porsche não tem planos para uma versão 100% elétrica do Panamera. Esta é uma decisão estratégica, uma vez que essa opção já está disponível no modelo Taycan.

  • Portanto, é possível dizer que a Porsche está ajustando suas decisões para atender às tendências de mercado. Assim, aposta em híbridos e elétricos em linhas estratégicas, e não tem medo de deixar para trás aquilo que não tem dado certo.

Ver a Porsche Panamera Sport Turismo descontinuada nos mostra como este mercado é agitado. Por mais que não fosse um modelo badalado, ainda é interessante ver marcas de peso tomando decisões com base na aceitação do público e, de certa forma, nosso poder de influenciá-las.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar