A Porsche Panamera Sport Turismo foi descontinuada e, quem sabe, surpreendeu alguém. Afinal, este modelo não conseguiu emplacar vendas significativas, e seu tempo entre os modelos da marca já estava contado. Todos os detalhes dessa trama vamos ver agora, assim como o futuro da linha como um todo.
Porsche Panamera Sport Turismo é descontinuada pela marca
Recentemente, a Porsche revelou o Panamera 2024, uma atualização aguardada de sua linha sedan. Entretanto, uma outra notícia foi quente para quem acompanha os lançamentos da marca: a descontinuação da versão perua, conhecida como Sport Turismo.
A Porsche justificou a decisão de interromper a produção desta versão. O principal motivo apontado foi seu papel secundário nos principais mercados da marca, especialmente na China e nos EUA. Assim, estas vendas fracas acabaram por não justificar sua renovação.
As informações foram dadas por um porta-voz da marca em entrevista para a Automotive News Europe.
O que levou a Panamera Sport Turismo a ser descontinuada?
-
Por mais que não tenhamos um relato detalhado do que levou a essa descontinuação, uma suposta taxa de aceitação inferior a 10% pode ter sido seu motivador.
-
Isto corrobora a fala do representante da Porsche. Afinal, nenhum produto sobrevive sem que o público demonstre interesse mínimo.
-
A fabricante deixou claro que não há planos para uma nova geração da perua, mesmo no futuro. Assim, o Panamera agora estará disponível apenas como um sedã, com a versão Executive.
-
Esta contará com um entre-eixos alongado, garantindo uma segunda fileira de bancos mais luxuosa e espaçosa. Esta decisão de design visa atender os mercados-chave citados acima.
-
Ou seja, mesmo com o modelo perua descontinuado, ainda é possível ver sua influência naquele que continuará no que tange espaço interno.
Veja também: “Porsche lança a variante S do Cayenne E-Hybrid“
Novo Panamera terá versões híbridas, mas nenhuma 100% elétrica
-
A nova geração do Panamera já teve boas informações reveladas. A Porsche confirmou, por exemplo, que o modelo continuará a ser alimentado por motores de combustão. Além disso, serão disponibilizadas quatro variantes híbridas plug-in.
-
No entanto, a Porsche não tem planos para uma versão 100% elétrica do Panamera. Esta é uma decisão estratégica, uma vez que essa opção já está disponível no modelo Taycan.
-
Portanto, é possível dizer que a Porsche está ajustando suas decisões para atender às tendências de mercado. Assim, aposta em híbridos e elétricos em linhas estratégicas, e não tem medo de deixar para trás aquilo que não tem dado certo.
Ver a Porsche Panamera Sport Turismo descontinuada nos mostra como este mercado é agitado. Por mais que não fosse um modelo badalado, ainda é interessante ver marcas de peso tomando decisões com base na aceitação do público e, de certa forma, nosso poder de influenciá-las.