Por R$ 80 mil, qual levar para casa: um Argo 0 km ou um Ford EcoSport 2018? Respondemos

Argo 0 km ou um Ford EcoSport 2018? Fizemos um comparativo que vai ajudá-lo a escolher entre o SUV e o hatch.

Argo 0 km ou um Ford EcoSport 2018? Apesar de serem dois tipos diferentes de carros, em termos de segmento e finalidade, é possível fazer um comparativo. Enquanto o EcoSport é um SUV, o Argo é um hatch de porte médio. Mesmo com a diferença ambos têm suas vantagens e desvantagens. 

Fiat Argo 0km ou Ford EcoSport 2018. Foto: Divulgação/ Fiat

Argo 0 km ou um Ford EcoSport 2018?

Começando o comparativo pelas motorizações. O EcoSport 2018, modelo que marca a segunda geração do SUV, vem com dois tipos de motor: 1.5, 1.6  e 2.0 (como é o caso da versão Titanium), com potência de até 176 cv. E foi justamente a segunda geração que inaugurou a nova transmissão automática de 6 marchas. 

Já o Argo 2023 vem com duas motorizações: 1.0 Firefly Flex de 3 cilindros 1.3 Firefly Flex de 4 cilindros. O 1.0, que é o modelo de R$ 80 mil, gera até 75 cv e torque.

Quanto ao consumo de combustível, a EcoSport apresenta médias variáveis, com a versão 2.0 podendo registrar médias de até 7,4 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada, enquanto a versão 1.5 pode chegar aos 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, ambas utilizando gasolina. 

O que falta em força no 1.0 sobra na economia. O consumo do hatch é mais interessante, podendo chegar a 14,7 km/l a 16,1 km/l na estrada com gasolina.

O espaço é o diferencial do Ecosport, principalmente na cabine, mais espaçosa que a do Argo. Cinco pessoas podem fazer uma viagem tranquila no SUV, mas o mesmo não vale para o hatch, que deve em espaço também no porta-malas: 360 litros do EcoSport, ante 300 litros do Argo. 

Ford Ecosport 2018 tem mais recursos de segurança e conforto do que o Argo. Foto: Divulgação/ Ford

Novo ou usado

A escolha de um carro novo com poucos recursos e um usado mais encorpado vai depender de uma série de fatores. Comprar um 0km pode ser mais caro, exigir uma entrada maior no financiamento, mas em compensação estará em boas condições, com garantia de fábrica. Por outro lado, um seminovo pode sair mais barato e tem alguns recursos mais sofisticados do que um que saiu em 2023. 

Outra coisa que pesa aqui é o fato da Ford ter saído do país, mas ainda assim há peças de reposição e manutenção especializada. Os carros da marca tiveram uma desvalorização maior, por isso é possível comprar um SUV por menos de R$ 80 mil com as características do EcoSport. 

Por fim, os preços podem ser outro fator determinante na escolha de um dos modelos. O preço de um Ford EcoSport 2018 começa na casa dos R$ 70 mil, dependendo do estado de conservação e versão. Se procurar direito dá até para encontrar um modelo 2020 por menos de R$ 80 mil. Quase o mesmo do que o Argo Drive 1.0, que sai da concessionária por R$ 79.790.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile