Por que os carros usados subiram mais do que os seminovos e 0 km?

Segundo estudo, os carros usados são os mais impactados com as fortes altas nos preços que o setor automotivo enfrenta, veja mais!

Segundo levantamento da KBB, os carros usados subiram e tiveram um aumento superior aos seminovos e usados. No acumulado do ano, o segmento teve uma elevação de 19%. Veja os detalhes!

carros usados são o que mais tiveram alta em 2021

Segmento de usados tem alta de até 19% (Foto: Pixabay)

Carros usados tiveram aumentos de preços superiores em relação aos seminovos e usados

Segundo o levantamento feito pela KBB, através da 19º edição do estudo Monitor de Variação de Preços, foi constatado que os expressivos aumentos de preços no segmento automotivo afetou de forma mais agressiva os carros usados. Ou seja, aqueles que possuem de quatro a dez anos de uso.

Para eles, o aumento foi de 19% entre o acumulado do ano, entre os meses de janeiro e novembro, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Entre os meses de setembro e outubro do presente ano, a elevação no segmento de usados foi de 2,21%.

Para a análise, foram pesquisadas todas as marcas e mais de 26 mil veículos, contanto com todas as versões comercializadas.

Vale ressaltar ainda que, os carros usados estão com forte procura em 2021. No comparativo com 2020, a alta nas vendas dos modelos já passa dos 38,6%, segundo a Fenauto, a Associação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.

O presidente da Associação, Ilídio dos Santos, aponta que “como a produção de veículos novos ainda não está regularizada, o consumidor está sendo direcionado ao mercado de seminovos e usados, buscando oportunidades para adquirir seu veículo. Portanto, temos a expectativa de que esses resultados positivos nas vendas do nosso segmento continuem nos próximos meses”.

IPVA 2022 fica mais caro

Foto: Finances

Seminovos e zero km também registram alta

A categoria de carros zero quilômetro foi a segunda mais impactada. Ao comparar o período entre janeiro e outubro de 2021, com o mesmo intervalo de tempo de 2022, a alta foi de 15%.

Entre os veículos seminovos, aqueles que possuem até três anos de uso, a alta foi um pouco menos expressiva, 13%. Com isso, contata-se que a categoria foi a que menos sofreu com os impactos dos aumentos ocasionados durante o ano de 2021.

No comparativo entre os meses de setembro e outubro de 2021, o segmento de seminovos teve uma elevação nos preços de 1,67%, enquanto os carros novos anotaram a menor alta: 1,38%.

carros usados são o que mais tiveram alta em 2021

seminovos e 0 km também registram alta (Foto: Pixabay)

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Qual marca ficou mais cara?

Ainda com base no estudo da KBB é possível verificar quais marcas ficaram mais e menos valorizadas entre os últimos meses do ano. Desse mo

do, entre os carros zero quilômetro, a Kia foi a marca que mais reajustou os preços dos veículo, em média 5,5%. Completam o pódio de marcas que mais encareceram os veículos a Toyota com 3,5% e a alemã Volkswagen, com 2,5% de alteração.

Ainda sobre os modelos 0 km, a Volvo foi a única marca que não alterou os preços de seu portfólio de produtos em outubro desse ano.

Já no segmento de seminovos, os carros da Hyundai foram os que mais tiveram elevação de preços entre setembro e outubro de 2021: 3,9%. Em contrapartida, a Caoa Chery foi a única marca que teve os modelos desvalorizados. No caso, entre o novo e décimo mês do ano, os carros da montadora desvalorizaram 3,2%.

O estudo da KBB finaliza informando que entre os carros usados, a RAM foi a marca que mais cresceu entre os meses analisados, chegando a 8,3%. Nesse segmento, a modelos da Volvo desvalorizaram 3,3%.

carros usados são o que mais tiveram alta em 2021

A RAM foi a marca que mais valorizou entre os usados (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA