Por que os carros usados estão tão caros no Brasil? Fomos entender

O mercado automotivo brasileiro viu em 2021 o preço dos veículos dispararem. No entanto, engana-se quem acredita que a ação se restringiu aos 0 km. Os automóveis usados e seminovos também valorizaram no último ano. Entenda os motivos dos carros usados estarem tão caros no Brasil.

Veja porque os carros usados estão mais caros no Brasil
Veja porque os carros usados estão mais caros no Brasil (Foto: Fenabrave)

Afinal, quais os motivos para os carros usados estarem tão caros no Brasil?

Os carros usados, assim como os zero km ficaram mais caros no último ano, o que dificultou a compra de um novo modelo por quem estava se planejando. No entanto, mesmo com a valorização, o segmento conseguiu fechar o ano positivo.

De acordo, com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – FENAUTO, entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, em 2021, o total de carros comercializados foi de 15.106.724 unidades, resultado 17,8% superior ao verificado em 2020.

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Comparando-se o resultado de 2021 com o de 2019, ano sem pandemia, o setor obteve um resultado positivo de 3,5%. Somente no mês de dezembro do último ano foram comercializados 1.201.600 veículos, contra 1.165.436, em novembro, resultado 3,1% positivo superior.

IPVA 2022
Foto: Finances

Usados ficaram até 24% mais caros em 2021

De acordo com o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, em 2021, os carros com até três anos de uso ficaram 17,22% mais caros, sendo que os carros de 2018 sofreram a maior variação: 21,14%.

Porém, o maior aumento foi registrado entre os modelos de quatro a 10 anos de uso, que ficaram em média, 22,46% mais caros. Entre eles, os veículos de 2011 foram os que mais encareceram, cerca de 24,26%.

Veja porque os carros usados estão mais caros no Brasil
Usados ficaram até 24% mais caros (Foto: Fenabrave)

Por que os carros usados encareceram

O setor de seminovos e usados registrou elevação no preço como consequência do mercado de 0 km. As fábricas em 2021 foram impactadas com a escassez de componentes automotivos, o que atrasou a produção de veículos. Com pouco estoque e demanda em alta, os preços aumentaram.

No entanto, nem todo interessado em comprar um carro estava disposto a pagar a mais por um modelo e ainda ter que esperar uma longa fila de espera, que passava dos três meses, de acordo com o modelo.

Dessa forma, a saída foi optar por veículos no mercado de usados, que além da demanda normal do setor, supriu a necessidade da falta dos zero quilômetro.

E nesse caso, novamente entrou a lei da oferta e procura, com a demanda em alta, os preços subiram.

Como o mercado de veículos novos foi bastante impactado pela crise global de abastecimento de componentes, provocando queda nos estoques das Concessionárias, muitos consumidores buscaram opções entre os seminovos e usados”, explica Presidente da FENABRAVE, José Maurício Andreta Júnior.

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As expectativas para 2022

No entanto, com a virada do ano, o setor já começou a registrar novas retrações, muito por conta do IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veiculo Automotor, que ficou mais caro esse ano.

De acordo com Andreta, a tendência é que o setor sinta leves retrações com o passar dos meses após a normalização do mercado de veículos novos.

“Conforme o mercado de veículos novos vai se normalizando, a tendência é a comercialização de usados retrair um pouco”.

Ainda de acordo com a Fenabrave, em janeiro, o segmento já registrou queda de 29,9%, no comparativo com dezembro de 2021. No primeiro mês do ano foram vendidos 842.118 carros usados, contra 1.202.600 em dezembro.

Veja porque os carros usados estão mais caros no Brasil
Tendência é que o setor retraia em 2022 (Foto: Fenauto)

Com informações: Fenauto, Fenabrave e KBB

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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