Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto Onix e HB20?

Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto Onix e HB20? Tentamos responder no post. Saiba mais.

Enquanto GM Onix vendeu 91.204 e Hyundai HB20 79.278 unidades de janeiro a novembro, o Toyota Yaris emplacou somente 20.577 unidades. 

Mas porque o modelo com a reputação da marca japonesa e um motor mais potente não consegue ter o mesmo sucesso que seu o Corolla? Nós do Garagem360 vamos tentar responder.

 

Toyota Yaris Hatch não vende tão bem quanto os demais hatchs – Foto: Divulgação

 

Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem?

Primeiro vamos fazer um pequeno comparativo dos três hatches. Para isso usaremos as versões de entrada dos três modelos: Onix 1.0, HB20 Sense 1.0 e Toyota Yaris 1.5 AT

Quanto a potência, o Yaris ganha com seu motor 1.5 Aspirado de 106 cv com gasolina e o torque, para 14,3 kgfm. 

O HB20 é equipado com motor 1.0 de 3 cilindros de 80 cv de potência e o Onix 1.0 tem motor de  80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque.

Além disso, o modelo da Toyota conta com câmbio CVT que simula 6 marchas, enquanto os concorrentes oferecem apenas o câmbio manual. 

Já no quesito itens de série, os três oferecem quase as mesmas coisas. Ainda assim, o Yaris ainda é o “mais completinho”, com:

  • alarme antifurto perimétrico
  • faróis com refletores duplos
  • luz traseira de neblina
  • ajuste do volante em altura
  • luz de teto traseira
  • espelhamento da tela de celular
  • banco traseiro bipartido (também presente no HB20)
  • indicador de temperatura externa (também presente no Onix). 

Preço e condições de financiamento podem ser a resposta

Enquanto o Onix é vendido a R$ 82.590 e o HB20 a R$ 82.290, o Yaris XL custa R$ 97.990,00 (preço do site, em concessionárias é possível obter um desconto). 

É quase o preço de um Fiat Pulse vendido a R$ 100.990. E no Brasil, o segmento de SUVs tem chamado mais a atenção do público, que pode levar em consideração pagar um pouco mais em um Pulse ou Hyundai Creta e não em um hatch.

Outro ponto é o sistema de financiamento usado pela Toyota. Veja a captura de tela abaixo:

 

Captura de Tela Financiamento Toyota  Yaris hatch – Foto: Divulgação

 

Note que além da entrada de mais da metade do valor do veículo, o número de parcelas é de apenas 24 vezes e ainda há uma parcela residual de quase R$ 20 mil.

Se for tentar financiar um HB20 ou Onix, o número de parcelas chega a 60, o valor da entrada representa 30% do valor do carro. 

Vale ressaltar que há outras possibilidades de financiamento, mas esta oferecida pela montadora não é uma das mais acessíveis. 

Por fim, fatores econômicos, como preços, descontos e incentivos, também influenciam nas decisões de compra. Se o Yaris Hatch não conseguir competir de maneira eficaz nesses aspectos, isso pode impactar suas vendas em comparação com seus concorrentes.

É válido ressaltar que pontos como a predileção por marca também é um fator decisivo. E por mais que a Toyota seja uma ótima montadora, que gera alto nível e confiança entre os clientes, no segmento dos hatches ela não é o nome mais forte.

De fato o Yaris se mostra uma ótima opção no segmento, e deveria ter mais espaço em vendas, uma vez que assim como os demais concorrentes tem um bom conjunto mecânico e itens de série. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile