Enquanto GM Onix vendeu 91.204 e Hyundai HB20 79.278 unidades de janeiro a novembro, o Toyota Yaris emplacou somente 20.577 unidades.
Mas porque o modelo com a reputação da marca japonesa e um motor mais potente não consegue ter o mesmo sucesso que seu o Corolla? Nós do Garagem360 vamos tentar responder.
Por que o Toyota Yaris Hatch não vende tão bem?
Primeiro vamos fazer um pequeno comparativo dos três hatches. Para isso usaremos as versões de entrada dos três modelos: Onix 1.0, HB20 Sense 1.0 e Toyota Yaris 1.5 AT.
Quanto a potência, o Yaris ganha com seu motor 1.5 Aspirado de 106 cv com gasolina e o torque, para 14,3 kgfm.
O HB20 é equipado com motor 1.0 de 3 cilindros de 80 cv de potência e o Onix 1.0 tem motor de 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque.
Além disso, o modelo da Toyota conta com câmbio CVT que simula 6 marchas, enquanto os concorrentes oferecem apenas o câmbio manual.
Já no quesito itens de série, os três oferecem quase as mesmas coisas. Ainda assim, o Yaris ainda é o “mais completinho”, com:
- alarme antifurto perimétrico
- faróis com refletores duplos
- luz traseira de neblina
- ajuste do volante em altura
- luz de teto traseira
- espelhamento da tela de celular
- banco traseiro bipartido (também presente no HB20)
- indicador de temperatura externa (também presente no Onix).
Preço e condições de financiamento podem ser a resposta
Enquanto o Onix é vendido a R$ 82.590 e o HB20 a R$ 82.290, o Yaris XL custa R$ 97.990,00 (preço do site, em concessionárias é possível obter um desconto).
É quase o preço de um Fiat Pulse vendido a R$ 100.990. E no Brasil, o segmento de SUVs tem chamado mais a atenção do público, que pode levar em consideração pagar um pouco mais em um Pulse ou Hyundai Creta e não em um hatch.
Outro ponto é o sistema de financiamento usado pela Toyota. Veja a captura de tela abaixo:
Note que além da entrada de mais da metade do valor do veículo, o número de parcelas é de apenas 24 vezes e ainda há uma parcela residual de quase R$ 20 mil.
Se for tentar financiar um HB20 ou Onix, o número de parcelas chega a 60, o valor da entrada representa 30% do valor do carro.
Vale ressaltar que há outras possibilidades de financiamento, mas esta oferecida pela montadora não é uma das mais acessíveis.
Por fim, fatores econômicos, como preços, descontos e incentivos, também influenciam nas decisões de compra. Se o Yaris Hatch não conseguir competir de maneira eficaz nesses aspectos, isso pode impactar suas vendas em comparação com seus concorrentes.
É válido ressaltar que pontos como a predileção por marca também é um fator decisivo. E por mais que a Toyota seja uma ótima montadora, que gera alto nível e confiança entre os clientes, no segmento dos hatches ela não é o nome mais forte.
De fato o Yaris se mostra uma ótima opção no segmento, e deveria ter mais espaço em vendas, uma vez que assim como os demais concorrentes tem um bom conjunto mecânico e itens de série.