Por que o Hyundai HB20S não é tão procurado quanto o Onix Plus?
Que Onix e HB20 são rivais entre os hatches, já estamos cansados de saber. Mas por que as versões sedãs dos modelos não repetem a disputa?
Que Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são rivais ferrenhos nos segmentos dos hatches, disso já estamos cansados de saber. Mas por que essa rivalidade não se estende para as versões sedãs dos modelos com o HB20S e o Onix Plus?
HB20S se inspira no seu subcompacto para novos rumos
Entre os hatches, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 são rivais duros de segmento.
Entre os subcompatos, o HB20 voltou a ter um bom desempenho de vendas no último mês e ficou entre os dez carros mais vendidos de março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A disputa entre HB20 e Onix é tamanha, que o modelo da Chevrolet foi o terceiro em emplacamentos, com apenas 80 vendas a menos.
Entre os sedãs não tem disputa
Se existe tanta disputa entre duas franquias pelo público numa categoria, o mesmo era de se esperar da versão sedã dos modelos, certo? Sim, porém não é o que acontece.
No segmento dos sedãs, o Chevrolet Onix Plus leva grande vantagem em relação ao Hyundai HB20S.
De acordo com a Fenabrave, o Onix Plus foi o 5º modelo mais vendido do país, com 7.104 unidades comercializadas, sendo o mais bem ranqueado entre os sedãs.
Por sua vez, o HB20S foi apenas o 31º veículo no ranking nacional. Entre os sedãs, o modelo da Hyundai ficou com o 4º lugar. Foram 2.025 unidades vendidas no mês.
Entre Onix Plus e HB20S ainda ficaram, Toyota Corolla e Fiat Cronos. No entanto, apenas o modelo da Chevrolet representou os sedãs entre os dez mais vendidos.
No acumulado do trimestre as posições acima não mudam, apenas a quantidade de emplacamentos, que obviamente sobe em todos os casos.
HB20S x Onix Plus
O primeiro motivo aparente para a distância de procura entre Onix Plus e HB20S é o fenômeno nacional de menor preferência pelos modelos de três volumes.
Cada vez menos no topo dos mais vendidos do país, apenas o modelo da Chevrolet parece se esquivar do movimento ‘anti-sedã’. Nesse sentido, Corolla, Cronos e HB20S não estão conseguindo o mesmo êxito.
Para se consolidar cada vez mais como o preferido entre os sedãs, o Onix Plus na linha 2024 traz na versão de entrada itens como:
Conexão Wi-Fi e OnStar, espelhamento via Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, chave com sensor de presença e câmera de ré, além de rodas de aço de 15”.
O Onix Plus conta com motor 1.0 aspirado flex na versão de entrada. O propulsor gera 82 cv de potência com etanol, além de 10,6 kgfm de torque.
O modelo está disponível em seis versões de configurações, que chegam até a topo de linha Premier.
Por sua vez, o Hyundai HB20S desde a versão de entrada possui equipamentos de série como: direção elétrica, controle de tração, ar-condicionado, vidros elétricos, central multimídia de 8” conectada ao Apple Car Play e Android Auto, além de rodas de 15”.
O modelo conta com motor 1.0 aspirado de 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, além de câmbio manual de 5 marchas.
O HB20S está disponível em cinco versões, desde a Comfort MT5 até a Platinum Plus 1.0 Turbo AT6 (topo de linha).
Na versão de entrada LT, o Onix Plus custa a partir de R$ 96.390. Enquanto isso, o HB20S na versão Comfort 1.0 MT5 custa R$ 89.490.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.