Por que o Chevrolet Onix não vende tanto quanto antes?

Por que o Chevrolet Onix não vende tanto quanto antes? Descubra por que o Chevrolet Onix, que já foi o carro mais vendido

O Chevrolet Onix reinou absoluto por anos, sendo não apenas o hatch mais vendido, mas o carro mais popular do Brasil. Sua liderança era inquestionável. No entanto, o cenário mudou drasticamente em 2025. O que explica a queda do antigo campeão, que hoje figura na quinta posição entre os hatches mais vendidos?

A resposta está em uma combinação de fatores, que vão desde a forte concorrência até questões de preço e manutenção.

A Ascensão de Novos Concorrentes e o Fim de uma Era

Um dos primeiros golpes para o Onix veio do principal rival histórico: a Volkswagen. Com o fim da produção do Gol, a montadora alemã investiu pesado no Polo Track, uma versão mais acessível do Polo que rapidamente ocupou o espaço deixado.

Essa movimentação do mercado coincidiu com o crescimento do Fiat Argo e a persistência do Hyundai HB20, que, com preços competitivos e pacotes de equipamentos atraentes, conquistaram uma parcela significativa de consumidores. A concorrência se tornou mais forte e diversificada, e o Onix, antes isolado no topo, teve que lutar para manter sua fatia de mercado.

Por que o Chevrolet Onix não vende tanto quanto antes? Foto: Divulgação

A Correia dentada banhada a óleo

Outro ponto que afeta a percepção do público é a mecânica do motor. A correia dentada banhada a óleo do Onix é um tema de debate, já que esse tipo de componente pode gerar preocupações em relação aos custos e à complexidade da manutenção a longo prazo, levando alguns consumidores a optarem por modelos com manutenção mais simples.

Correia dentada banhada a óleo é o “calcanhar de Aquiles” do Onix – Foto: Divulgação

Preço 

Mas o fator que mais pesa na decisão de compra, sem dúvida, é o preço. A diferença entre o Onix e seus principais rivais é gritante e se tornou um obstáculo para suas vendas. Veja a comparação dos valores de entrada:

  • Chevrolet Onix: R$ 99.990

  • Volkswagen Polo: R$ 84.990

  • Fiat Argo: R$ 80.990

  • Hyundai HB20: R$ 90.000

Com uma diferença de quase 20 mil reais para o Polo e 10 mil para o HB20, o Onix não consegue mais justificar seu valor elevado, perdendo clientes para modelos que oferecem um custo-benefício superior e acabamento de alta qualidade.

A Realidade das Vendas em 2025

A soma desses fatores se reflete nos números. Nos primeiros oito meses de 2025, o Onix vendeu um total de 47.898 unidades, um desempenho bem abaixo do Volkswagen Polo, que lidera com 83.065, e do Fiat Argo, em segundo lugar com 64.532.

O Hyundai HB20, com 49.984 unidades, também superou o Onix no ranking, evidenciando a perda de protagonismo do Onix no mercado.

O que você acha da situação do Onix? O preço mais alto justifica a compra, ou a concorrência está oferecendo mais por menos? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Correia do Onix: Chevrolet culpa ‘robôs’ por críticas e anuncia nova peça e garantia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA