Por que o Chevrolet Onix não vende tanto quanto antes?
Por que o Chevrolet Onix não vende tanto quanto antes? Descubra por que o Chevrolet Onix, que já foi o carro mais vendido
O Chevrolet Onix reinou absoluto por anos, sendo não apenas o hatch mais vendido, mas o carro mais popular do Brasil. Sua liderança era inquestionável. No entanto, o cenário mudou drasticamente em 2025. O que explica a queda do antigo campeão, que hoje figura na quinta posição entre os hatches mais vendidos?
A resposta está em uma combinação de fatores, que vão desde a forte concorrência até questões de preço e manutenção.
A Ascensão de Novos Concorrentes e o Fim de uma Era
Um dos primeiros golpes para o Onix veio do principal rival histórico: a Volkswagen. Com o fim da produção do Gol, a montadora alemã investiu pesado no Polo Track, uma versão mais acessível do Polo que rapidamente ocupou o espaço deixado.
Essa movimentação do mercado coincidiu com o crescimento do Fiat Argo e a persistência do Hyundai HB20, que, com preços competitivos e pacotes de equipamentos atraentes, conquistaram uma parcela significativa de consumidores. A concorrência se tornou mais forte e diversificada, e o Onix, antes isolado no topo, teve que lutar para manter sua fatia de mercado.
A Correia dentada banhada a óleo
Outro ponto que afeta a percepção do público é a mecânica do motor. A correia dentada banhada a óleo do Onix é um tema de debate, já que esse tipo de componente pode gerar preocupações em relação aos custos e à complexidade da manutenção a longo prazo, levando alguns consumidores a optarem por modelos com manutenção mais simples.
Preço
Mas o fator que mais pesa na decisão de compra, sem dúvida, é o preço. A diferença entre o Onix e seus principais rivais é gritante e se tornou um obstáculo para suas vendas. Veja a comparação dos valores de entrada:
-
Chevrolet Onix: R$ 99.990
-
Volkswagen Polo: R$ 84.990
-
Fiat Argo: R$ 80.990
-
Hyundai HB20: R$ 90.000
Com uma diferença de quase 20 mil reais para o Polo e 10 mil para o HB20, o Onix não consegue mais justificar seu valor elevado, perdendo clientes para modelos que oferecem um custo-benefício superior e acabamento de alta qualidade.
A Realidade das Vendas em 2025
A soma desses fatores se reflete nos números. Nos primeiros oito meses de 2025, o Onix vendeu um total de 47.898 unidades, um desempenho bem abaixo do Volkswagen Polo, que lidera com 83.065, e do Fiat Argo, em segundo lugar com 64.532.
O Hyundai HB20, com 49.984 unidades, também superou o Onix no ranking, evidenciando a perda de protagonismo do Onix no mercado.
O que você acha da situação do Onix? O preço mais alto justifica a compra, ou a concorrência está oferecendo mais por menos? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Correia do Onix: Chevrolet culpa ‘robôs’ por críticas e anuncia nova peça e garantia
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.