Por que o 208 não vende tanto quanto os outros hatches? Ranking 2023

Por que o 208 não vende tanto quanto os outros hatches? Ranking 2023

O Peugeot 208 é um carro que desperta a admiração por seu design arrojado e tecnologia que não está presente em outros modelos do segmento. No entanto, apesar de suas qualidades, enfrentou desafios em termos de vendas no ranking 2023 em comparação com os concorrentes.

 
Peugeot 208 ficou bem atrás dos concorrentes no ranking 2023 – Foto: Divulgação

Peugeot 208 atrás dos concorrentes no ranking 2023

O desempenho de vendas do Peugeot 208 em comparação com seus concorrentes pode ser observado nos dados da Fenabrave.

Em 2023, o Peugeot 208 registrou 28.629 unidades vendidas, o que lhe dá a posição 22 no ranking dos carros de passeio mais vendidos.

Está muito abaixo do líder de vendas, o VW Polo que fechou o ano como o carro mais vendido do país (excluindo a Fiat Strada) com 111.242 unidades vendidas.

Em segundo vem o GM Onix, com 102.043 emplacamentos no ano, seguido do Hyundai HB20 com 88.905 unidades vendidas. 

O 208 ficou bem atrás inclusive do Fiat Argo na sétima posição com 66.717 unidades, mas ganha do Citroen C3, que vendeu 26.578 unidades. 

Por que o 208 não vende como os concorrentes?

Diversos fatores podem contribuir para essa situação. Embora mais barato que Polo (R$ 89.990), Onix (R$ 86.150), HB20 (R$ 82.990), o Peugeot 208 (R$ 73.990,00) não faz o mesmo sucesso.

O primeiro fator que pesa para o modelo da Peugeot é justamente a forte concorrência no segmento de hatchbacks, com modelos estabelecidos que já possuem uma base sólida de consumidores.

Além disso, a percepção de marca e a reputação de pós-venda também desempenham um papel crucial na decisão de compra dos consumidores. Não que a marca tenha um pós-venda ruim, muito pelo contrário, é um dos melhores do mercado. 

No entanto os modelos mais antigos não tiveram boa aceitação e essa reputação acaba respingando no 208 atual, que oferece uma série de itens modernos (mesmo na versão de entrada), como:

  • Ar Condicionado Digital
  • Auxílio de Partidas em Subidas
  • Airbags frontais e laterais
  • Freios ABS com EBD
  • Controles de tração e estabilidade
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Multimídia Peugeot Connect 10,3″ Wireless (Disponível no pacote opcional Pack Tech)
  • DRL em LED (Disponível no pacote opcional Pack Tech)

O motor é 1.0 Firefly com potência de 71 cv torque de 10 kgfm, o mesmo do Fiat Argo.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile