Por que carros são abandonados em Dubai? Fomos entender

Entenda por qual motivo há vários carros de luxo abandonados em Dubai, nos Emirados Árabes. Promessa de uma vida melhor é um dos motivos.

Um dos locais que mais causam intriga e curiosidades por conta de seu estilo de vida é Dubai. Por lá, a vida de ostentação é comum. No entanto, o número de carros de luxo abandonados também é. Entenda o motivo.

Carros de luxo são abandonados em Dubai, mas por qual motivo? Entenda! (Foto: Pixabay)

Carros de luxo são abandonados em Dubai e viram sucatas, mas por qual motivo?

Dubai é um dos locais que ostenta muito luxo e sofisticação. Pelo menos é a visão que o resto do mundo tem da cidade. No entanto, os Emirados Árabes, assim como outros países ao redor do mundo, também contam com peculiaridades um tanto quanto complicadas.

Quem visita a região relata que é comum se deparar com carros de luxo, o sonho de consumo de muita gente, simplesmente abandonados em aeroportos e que posteriormente, vão parar no ferro velho.

O motivo é simples: a dívida. Acontece, que a ideia de ter uma vida de riquezas e conforto atrai muitas pessoas que vão tentar a vida no local, e uma das primeiras aquisições que fazem são os carros de luxo.

Sobre esse tema, por lá os modelos de forma geral possuem valor bem elevado, dessa forma, quem deseja comprar um novo veículo, acaba optando por um carro considerado de luxo.

De volta ao tema central, por lá, ao realizar um financiamento, não há um sistema de juros aplicado, como acontece por aqui, por exemplo.

Crise que afetou o país anos atrás, fez com que diversas pessoas e empresas falissem, o que ocasionou nos abandonos (Foto: Pixabay)

Em Dubai, ao realizar uma solicitação de crédito, a pessoa interessada faz uma promessa de pagamento de dívida, e caso a mesma não seja quitada, o inadimplente é preso.

O professor da FGV, Fábio Gallo, informou ao Auto Esporte que “Muita gente que vai tentar a vida lá, empresários, empreendedores, chegam e compram esses carros de luxo para pagar em dois ou três anos, sem juros. O problema é que não necessariamente eles têm a mesma fortuna das famílias árabes”, comenta Fábio.

Ou seja, com a crise que atingiu o país há anos atrás, muitas pessoas e empresas simplesmente faliram.

“As pessoas tomam os empréstimos e pagam. Ponto. Elas estão tomando esse empréstimo em nome de Alá, em nome de Deus. Então elas precisam pagar. Uma cidade-estado como Dubai tem uma lei muito pragmática em cima disso: se você toma um empréstimo e não pagou por qualquer motivo, quem te deu esse dinheiro telefona para a polícia e ela te põe na cadeia”, afirmou o professor ao portal.

Dessa forma, após o tempo de crise, e a falência de inúmeras pessoas, o risco de cadeia para quem estava com dívidas era certeiro. Como alternativa, os endividados que decidiram sair o país, em fuga de uma prisão iminente, abandonaram os modelos não quitados nos aeroportos locais no momento da fuga.

Com medo da prisão, pessoas fugiram do país e abandonaram os carros no estacionamento (Foto: Pixabay)

Com informações: Auto Esporte 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile