Por que as picapes híbridas podem ser preferência em relação as elétricas?

Entenda por que a demanda por picapes elétricas está caindo e como modelos híbridos e com extensor de autonomia, como a nova Ram REV, estão se tornando a escolha preferida dos consumidores.

As montadoras prometeram que as picapes totalmente elétricas seriam o futuro, mas a realidade do mercado tem mostrado outra coisa. À medida que a demanda por veículos elétricos (VEs) esfria, um novo ponto de virada surge: os compradores de picapes ainda não estão prontos para abandonar totalmente os motores a gasolina.

Em vez disso, modelos híbridos e elétricos com extensor de autonomia (EREVs) estão se consolidando como a escolha ideal. A decisão da Ram de cancelar sua picape elétrica e focar em um EREV é o sinal mais claro dessa tendência.

Por que os compradores de picapes estão preferindo híbridos a elétricos?

Embora as vendas de veículos elétricos em geral continuem fortes, o mesmo não se pode dizer sobre as picapes. Modelos como a Ford F-150 Lightning e a Chevrolet Silverado EV foram lançados com grande entusiasmo, mas as vendas têm decepcionado.

Os motivos são claros: preços altos, preocupação com a autonomia, falta de infraestrutura de recarga e a menor capacidade de reboque em comparação com modelos a combustão. A Mazda, por exemplo, já se posicionou contra a produção de picapes elétricas, optando por motores a diesel, pois a demanda simplesmente não existe.

Por que os compradores de picapes estão preferindo híbridos a elétricos? Foto: Ford
Por que os compradores de picapes estão preferindo híbridos a elétricos? Foto: Ford

O melhor dos dois mundos: picapes com extensor de autonomia

Os EREVs usam motores elétricos para propulsão, mas contam com um motor a combustão que atua como um gerador para recarregar a bateria. Essa tecnologia combina a eficiência de um VE com a autonomia e flexibilidade de uma picape tradicional, o que é crucial para os consumidores.

Um dos melhores exemplos dessa tecnologia é a Ram 1500 REV, anteriormente conhecida como Ramcharger. O veículo combina uma bateria com um gerador e um motor a gasolina, gerando 647 cv e um torque impressionante. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e oferece uma autonomia de mais de 1.100 km, com capacidade de reboque e carga muito superiores às de modelos puramente elétricos.

O futuro das picapes é híbrido?

A realidade é que os compradores de picapes priorizam autonomia, capacidade de reboque e confiabilidade acima de tudo. Híbridos e EREVs oferecem esses atributos com o benefício adicional de economia de combustível e um desempenho mais sustentável.

A mudança de foco da Ram sugere que as montadoras estão começando a se adaptar às necessidades reais do mercado, em vez de seguir apenas a tendência de veículos totalmente elétricos. Embora as picapes elétricas puras não desapareçam, é provável que, no curto e médio prazo, as picapes híbridas e EREVs ganhem a preferência dos consumidores.


Você concorda que as picapes híbridas são a melhor opção para o momento? Acredita que os veículos totalmente elétricos ainda vão dominar o segmento no futuro? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Ram desiste de picape elétrica e foca em híbrido plug-in

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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